Um dia, você tem toda a energia dos 20 anos. No outro, cruzou a linha dos 40 e sente que seu corpo dá sinais diferentes. É um processo natural, já que, com o tempo, há mudanças hormonais, maior desgaste de articulações e menos eficiência cardiorrespiratória. Mas é possível garantir vitalidade. Basta adotar hábitos mais saudáveis.
A principal dica para quem já passou dos 40 é fazer atividades físicas. Exercícios que vão manter o corpo saudável e a disposição em todas as fases da vida. “Mesmo só um pouco de atividade física já é bom”, afirma Arun Karlamangla, professor de medicina da UCLA, em artigo publicado pelo Estadão.
Se você já está nessa faixa etária e quer cuidar para que não falte disposição e saúde, confira um guia rápido sobre o que você precisa fazer:
Cuide dos músculos
Uma das mudanças que acontecem com a chegada dos 40 anos é a perda de massa muscular. Por isso, muitas pessoas sentem mais dores e menos resistência em algumas atividades e movimentos. É neste sentido que realizar exercícios focados na saúde dos músculos é tão importante!
Reduza ou elimine o consumo de álcool
O álcool é um fator que contribui para doenças perigosas, como câncer. Depois dos 40, o corpo tem mais dificuldade para eliminar as toxinas, piorando não só a ressaca como também os efeitos dessa substância no organismo. E se o assunto for cigarro, busque também eliminar esse hábito.
Alimentação (mais) balanceada
A alimentação saudável é essencial em todas as fases da vida, mas conforme envelhecemos, ela se torna ainda mais importante para prevenir doenças. É na fase dos 40 que as chances de desenvolver diabetes, gordura no fígado, hipertensão, entre outros problemas, aumentam. Então, capriche em frutas, verduras, frutas e insira sempre fontes de proteína nas refeições para ajudar na saciedade e controle de peso.
Cuide da vida sexual
Problemas de impotência sexual, diminuição de libido e lubrificação reduzida são questões que podem surgir ou se intensificar com o avanço da idade. Mas é possível continuar encontrando prazer na relação sexual: autoconhecimento, cuidar da saúde mental e ajuda profissional são caminhos para continuar a viver bons momentos a dois.