O futuro do nosso planeta depende das crianças, pois elas serão os agentes multiplicadores do conhecimento. É por isso que a educação ambiental é tão importante. Assim, muitas escolas já promovem essa conscientização. Mas as discussões sobre sustentabilidade devem ultrapassar os muros dos colégios.
Passeios em parques públicos, museus e até em espaços temáticos são ótimas opções para reforçar o que as crianças aprenderam na aula. Além do mais, demonstram na prática que a família também se preocupa com o meio ambiente. Dessa forma, os pequenos vão valorizar ainda mais ações responsáveis.
Confira alguns roteiros de sustentabilidade em SP:
Parque do Ibirapuera
Uma enorme área verde na capital paulista e com inúmeras atividades para as crianças. O Ibirapuera é um ótimo local para os seus filhos terem mais contato com o verde. Dá para visitar o viveiro, o herbário, brincar em meio à natureza e até mesmo fazer um piquenique com a família. Na visita, os pais podem reforçar a importância da preservação dessas áreas, ensinar a descartar corretamente o lixo, bem como a respeitar plantas e animais.
Museu Catavento
O museu Catavento fica na cidade de São Paulo e possui quatro seções: universo, vida, engenho e sociedade. Ali, as crianças e os jovens vão aprender muito. Por exemplo: os biomas brasileiros; a importância da reciclagem; a fauna e a flora brasileira, além da relevância da preservação. Antes de sair de casa, confira os horários, as regras para agendamento e a obtenção de ingressos.
Mundo das crianças
O parque fica em Jundiaí e foi criado para aproximar as crianças da natureza e incentivar a educação ambiental. São inúmeras atrações em um ambiente criativo e preparado para a diversão dos pequenos. Consulte as regras para o agendamento aos finais de semana no site.
Jardim Botânico
O Jardim Botânico de São Paulo fica em uma área de conservação ambiental na capital paulista. Conta com museus, estufas, orquidários, bosques, trilhas e lagos. O espaço também recebe escolas em visitas educativas. É um local incrível para aproximar as crianças da natureza e reforçar a necessidade de preservação. Consulte as regras de visitação no site.