Os cachorros reconhecem as nossas emoções

Cães tomam decisões com base nas nossas expressões

Redação FamiliarIdades
Cachorros tomam decisões com base em nosso comportamento. Foto: Getty Images.
Cachorros tomam decisões com base em nosso comportamento. Foto: Getty Images.

Uma pesquisa do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade de Lincoln, no Reino Unido, mostra que os cachorros entendem nossas expressões. Além disso, eles tomam decisões com base em nosso comportamento. 

A capacidade de responder a emoções humanas é restrita a poucos animais. Alguns primatas, como os chimpanzés, por exemplo, também podem estabelecer uma comunicação com as pessoas baseados na expressão facial ou corporal.

“A pesquisa evidencia que os cães levam em conta as expressões das emoções dos humanos para fazer escolhas”, disse a pesquisadora Briseida Resende, do Instituto de Psicologia da USP, ao Jornal da Usp

Segundo ela, essa comprovação pode transformar a forma como as pessoas lidam com os pets. “Podemos desenvolver uma relação mais saudável e respeitosa”, afirma. 

Cachorros x atrizes

Durante o estudo, os cães foram colocados em uma sala com duas atrizes, que expressaram sentimentos de raiva e alegria. 

Depois, elas se sentaram com potes de ração na mão e os animais foram soltos. A maioria preferiu pedir o alimento à atriz que demonstrou expressões positivas. 

Os testes revelaram que os cachorros observaram com atenção as expressões faciais humanas. Dessa maneira, concluíram que seria mais fácil pedir petiscos para quem demonstrou mais felicidade. 

Emoções

Os cães também expressam emoções faciais e corporais. Olhos bem abertos, orelhas para trás e dentes à mostra podem indicar medo ou até raiva. Se a postura for mais relaxada, com a língua de fora, ou até deitado, isso demonstra emoções positivas.

De qualquer forma, é importante saber que nem todos os animais, assim como os humanos, reagem da mesma maneira. Por isso, cuidado ao abordar um cachorro desconhecido. Ele pode estranhar. 

Além disso, fique atento ao comportamento do seu pet em casa. Decifrar as emoções dos nossos melhores amigos é peça-chave para um ambiente saudável e feliz. 

Link copiado