A ora-pro-nóbis ficou muito famosa por suas propriedades nutricionais e medicinais. Mas essa planta guarda ainda outras surpresas. A sua floração é muito exuberante e dá vida aos jardins.
As flores aparecem a partir de janeiro até o outono. São delicadas, pequenas, brancas com o miolo amarelo ou rosa e muito perfumadas. Além disso, os cachos se espalham ao longo de todo o ramo.
Como a planta é uma trepadeira, pode chegar a dez metros. Já imaginou uma dessa no seu jardim dando vida a um espaço especial?
Mas, para que a planta floresça, é preciso ter alguns cuidados. O mais importante é que ela receba iluminação. Portanto, plante em locais ensolarados ou parcialmente sombreados para que ela se desenvolva bem.
A floração chega a durar semanas. Após a polinização, a planta também dá frutos comestíveis, conhecidos como “caviar” vegetal pela semelhança com as sementes.
Cultivo da ora-pro-nóbis
Cultivar ora-pro-nóbis em casa ainda traz benefícios para a saúde, já que é uma planta comestível não convencional (Panc). Afinal, suas folhas possuem alto teor de proteínas, minerais, fibras, bem como vitamina C.
As pessoas podem consumir a planta crua ou cozinhá-la e em diversas preparações. Por exemplo: refogados e ensopados. Assim, a ora-pro-nóbis é muito utilizada na culinária mineira, embora esteja ganhado cada vez mais popularidade em todo o Brasil.
Outra boa notícia é que você pode cultivar a planta diretamente no solo ou em vasos. O importante é garantir a rega adequada e a exposição ao sol.