Ter um cachorrinho em casa pode ajudar o seu filho na fase da pré-escola. Um estudo da Universidade de Western, na Austrália, mostra que crianças com até cinco anos têm menos problemas de comportamento do que outras que não convivem com animais.
Mas não é só isso. Crianças que passeiam e brincam com o cachorro frequentemente também demonstram um perfil mais sociável. Assim, estão mais dispostas a partilhar e cooperar.
“Nossa hipótese é que brincar e passear com o cachorro da família pode ser um mecanismo importante para facilitar o desenvolvimento infantil”, afirmaram os pesquisadores em artigo publicado na Pediatric Research.
De acordo com a equipe, “o apego da criança com o animal de estimação é importante para promover o bem-estar social e emocional na primeira infância”.
A troca entre os cachorros e as crianças na primeira infância também é maior, já que, nessa fase, elas não frequentam a escola e passam mais tempo em casa. A partir dos oito anos de idade, a presença de um cão contribui mais com o aumento da atividade física das crianças e adolescentes.
Crianças com cachorros apresentaram:
- 23% menos probabilidade de ter problemas com emoções e interações sociais
- 34% mais probabilidade de praticar comportamentos gentis, como compartilhar
- 30% menos propensão ao envolvimento em comportamentos antissociais
- 40% menos probabilidade de ter problemas para interagir com outras crianças