Tem móveis velhos em casa e precisa descartar? Pois saiba que a maioria das cidades tem serviço de coleta gratuito. Assim, caminhões passam semanalmente e recolhem o que pode passar por reciclagem, inclusive móveis.
Mas outra opção é buscar um ecoponto próximo da sua casa, bem como realizar doações para entidades que recuperam os itens e que também retiram os objetos. Dessa forma, o item terá um destino correto e não poluirá o ambiente.
Afinal, um dos grandes problemas do Brasil está no descarte incorreto. É mais comum do que parece achar sofás em margens de córregos e rios ou simplesmente jogados nas calçadas.
Os impactos são enormes para o meio ambiente e também para a saúde. Por isso, o descarte irregular é considerado crime ambiental e pode gerar uma multa alta em caso de flagrante.
Então, antes de dar adeus a um móvel, avalie bem as condições e veja se não pode ser reformado. Pois muitas vezes só uma pintura diferente já resolve o problema e dá cara nova para algo que você não queria mais. Assim, recuperar e reciclar são sempre as melhores opções.
Veja como realizar o descarte correto dos móveis:
Prefeituras – Boa parte dos municípios brasileiros conta com o serviço gratuito de coleta. Os chamados cata-trecos costumam passar semanalmente para recolher objetos que você não quer mais. Portanto, consulte o site da sua prefeitura para se informar sobre os serviços, dias e horários. É importante colocar os objetos na calçada somente no dia em que o caminhão passar.
Ecopontos – Os móveis também podem ser levados diretamente a um ecoponto. Muitas cidades contam com esse serviço, que recebe os materiais para que seja feita a destinação correta. Então, informe-se!
Entidades assistenciais – Muitas entidades assistenciais aceitam os móveis. Eles geralmente reformam, fazem doações ou até realizam bazares para conseguir renda e financiar projetos sociais. Pesquise sobre as entidades no seu município. Muitas realizam a coleta em casa.
Empresas privadas – Há empresas que retiram os móveis e realizam o descarte correto, mas cobram pelos serviços. Contudo, muitos fabricantes já apostam em programas de logística reversa para reduzir o impacto de seus resíduos no meio ambiente. Então, antes de tomar qualquer decisão, informe-se!