Ondas de calor, seca, enchentes – e tudo isso com muito mais intensidade. A crise climática causa cada vez mais danos às populações, e não são poucos os alertas feitos pela comunidade científica. Precisamos criar um mundo mais sustentável.
Um relatório do Banco Mundial, de 2021, estima que, até 2050, cerca de 216 milhões de pessoas vão precisar deixar seus territórios de origem para fugir de eventos climáticos. É nesse contexto que temas relacionados à sustentabilidade são cada vez mais relevantes e ajudam governos, empresas e sociedade a repensar modos de vida e de produção.
Confira caminhos para um mundo sustentável:
Economia circular
Ao contrário da economia linear, que descarta resíduos provenientes do processo produtivo, a economia circular busca aumentar o ciclo de vida dos materiais. Assim, reintegrar, renovar e reutilizar recursos para mantê-los na cadeia produtiva, continuando a gerar valor. Com isso, há redução de desperdício e da necessidade de extrair matéria-prima.
Responsabilidade corporativa
Para que a economia circular prospere, as empresas precisam adotar políticas de responsabilidade ambiental capazes de gerar o menor impacto possível na natureza. É por isso que muitas organizações estão agindo para trabalhar uma agenda ESG (sigla em inglês para environmental, social and governance) e incorporar em sua estratégia de negócio e processos premissas sustentáveis.
Empregos verdes
E se as empresas precisam mudar a rota, precisam também de profissionais com qualificação para realizar essa mudança. Neste sentido, o mercado de trabalho demanda cada vez mais das chamadas “habilidades verdes”. Ou seja: conhecimentos e capacidades para implementar práticas sustentáveis, especialmente em áreas como Ciência, Arquitetura, Agricultura e Justiça Ambiental. De acordo com a ONU, a previsão é que, até 2050, mais de 18 milhões de empregos verdes sejam criados.
Energia renovável
Segundo o U.S. Energy Information Administration, 80% da energia produzida no mundo vem do petróleo, um dos grandes poluentes da atmosfera. Assim, um dos temas mais relevantes para a sustentabilidade é a geração de energia a partir de fontes renováveis, como água, vento, sol, para reduzir as emissões de carbono e gases do efeito estufa. Nesse campo, o hidrogênio verde desponta como um aliado para diminuir o impacto das mudanças climáticas.
Cidades sustentáveis
Políticas públicas que priorizam a sustentabilidade são capazes de transformar as cidades e seu funcionamento. Investimentos em transporte público de qualidade, estruturas que reduzem a necessidade de deslocamento, reutilização de água e gestão eficiente de resíduos são algumas das características de espaços urbanos que caminham para um futuro melhor.