Novo sistema mostra como é o mundo colorido dos animais

Alguns seres vivos enxergam mais cores que os humanos

Redação FamiliarIdades
Sistema mostra o mundo colorido que insetos e outros animais enxergam. Foto: Getty Images.
Sistema mostra o mundo colorido que insetos e outros animais enxergam. Foto: Getty Images.

Os animais percebem o mundo de maneira bastante variada, dependendo da espécie. Muitos deles veem cores impossíveis de serem captadas pelo olho humano. Mas uma câmera desenvolvida na Universidade de Sussex, na Inglaterra, consegue capturar vídeos para que possamos ver o colorido que os animais enxergam. 

Alguns animais enxergam mais cores que os humanos. Essa diferença está relacionada à quantidade e ao tipo de células fotorreceptoras na retina chamadas de cones, que são responsáveis pela percepção das cores.

Veja alguns exemplos:

Cachorros e gatos. Possuem dois tipos de cones (dicromatas). Eles enxergam em uma gama limitada de cores, predominantemente em tons de azul, amarelo e cinza. Mas não distinguem bem o vermelho e o verde.

Pássaros. Muitos possuem quatro tipos de cones (tetracromatas). Além de enxergar cores que os humanos veem, eles percebem a luz ultravioleta. Com isso, conseguem escolher melhor parceiros e buscar alimentos.

Insetos (abelhas, borboletas). Enxergam em faixas que vão do ultravioleta ao amarelo. Ou seja: passam por todas as tonalidades e cores, como azul e verde. Mas param no amarelo. Eles não percebem o vermelho. Isso é útil para encontrar flores ricas em néctar que refletem luz ultravioleta.

Peixes. Alguns peixes tropicais possuem uma visão altamente desenvolvida para cores, enquanto peixes de águas profundas geralmente têm visão monocromática, adaptada a ambientes escuros.

Répteis e anfíbios. Muitas espécies de répteis, como lagartos, são tetracromatas e veem cores vividamente. Anfíbios tendem a ter uma percepção de cor menos desenvolvida. Mas ainda captam alguns comprimentos de onda específicos.

Mamíferos terrestres (cavalos, vacas, touros). Geralmente possuem visão dicromática, parecida com a dos cães. Assim, veem principalmente azul e amarelo. Eles, ao contrário do que crê o senso comum, não enxergam o vermelho dos panos dos toureiros!

Primatas (incluindo humanos). Muitos primatas possuem três tipos de cones (tricromatas), o que permite uma percepção detalhada das cores, incluindo vermelho, verde e azul. Essas três cores compõem muitas outras cores, mas não a ultra violeta.

Como captar o colorido que animais enxergam?

Segundo artigo publicado na revista online PLOS Biology, esse sistema de câmeras permite que ecologistas e cineastas capturem vídeos que reproduzem com precisão as cores que diferentes animais veem em ambientes naturais. 

A câmera grava vídeos em quatro canais de cores (azul, verde, vermelho e UV) e processa esses dados para produzir vídeos que mostram como os animais tetracromatas percebem essas cores, quando estão em movimento.

O sistema mostrou uma precisão de mais de 92% na previsão das cores percebidas por esses animais. “Nossa abordagem permite que pesquisadores e cineastas gravem vídeos de visualização de animais que capturam a interação de cores ao longo do tempo. Agora podemos apreciar plenamente a quantidade de informações que perdemos quando estávamos apenas fotografando objetos imóveis no laboratório”, diz Vera Vasas, pesquisadora em Ecologia e Evolução da Universidade de Sussex.

O professor na George Mason University Daniel Hanley complementa: “Há muito tempo somos fascinados por como os animais veem o mundo. Técnicas modernas em ecologia sensorial nos permitem inferir como cenas estáticas podem parecer para um animal. No entanto, animais geralmente tomam decisões cruciais sobre alvos em movimento (por exemplo, detectar alimentos, avaliar a exibição de um parceiro em potencial, etc.). Então, aqui, apresentamos ferramentas de hardware e software para ecologistas e cineastas que podem capturar e exibir cores percebidas por animais em movimento.”

Link copiado