Maritacas e morcegos: como proteger o forro da sua casa

É possível evitar a presença desses animais de maneira sustentável

Redação FamiliarIdades
Maritaca no forro ou telhado? Há formas de prevenir de forma responsável. Foto: Getty Images.
Maritaca no forro ou telhado? Há formas de prevenir de forma responsável. Foto: Getty Images.

Maritacas e morcegos são animais fascinantes da fauna. Mas, quando decidem fazer do forro de sua casa o lar deles, podem causar incômodos e danos. No entanto, é possível proteger seu forro de maneira a não prejudicar a natureza. Aqui estão algumas medidas sustentáveis que você pode adotar:

  • Instale caixas de ninhos alternativas. Em vez de assustar os animais, crie um ambiente alternativo para eles. Instale caixas de ninhos apropriadas em árvores próximas. Assim, você atrai essas aves e mamíferos para locais mais apropriados.
  • Barreiras visuais e sonoras. Use telas ou cortinas nas janelas do sótão para impedir que as aves acessem o espaço. Além disso, coloque dispositivos sonoros que emitam sons de predadores naturais durante o período noturno para afastar morcegos.
  • Iluminação inteligente. Use luzes de movimento no perímetro do forro. Isso pode afastar os morcegos, que geralmente preferem locais escuros. Contudo, certifique-se de usar lâmpadas de baixo consumo energético.
  • Use repelentes naturais. Alguns aromas, como os da canela, da hortelã-pimenta e do eucalipto podem repelir morcegos. Espalhe nos locais onde esses animais costumam ficar.
  • Vedação responsável. Se for necessário vedar o forro, faça-o com materiais sustentáveis, como madeira proveniente de manejo florestal responsável. Isso reduz o impacto ambiental.
  • Manutenção regular. Verifique as condições do forro com frequência para evitar que esses animais encontrem locais para fazer seus ninhos. Feche qualquer abertura indesejada.
  • Consulte especialistas. Se as maritacas ou morcegos estiverem causando problemas persistentes, procure ajuda de especialistas em vida selvagem ou órgãos ambientais locais para orientação sobre a melhor abordagem.

Criar alternativas para esses animais e adotar práticas que causem o mínimo impacto no ambiente são fundamentais para manter o equilíbrio ecológico em sua região. Lembre-se de que a convivência harmoniosa com a natureza é benéfica para todos os seres envolvidos.

Link copiado