Explorar faz parte do universo infantil. E isso não se limita apenas a pequenos detalhes. Segundo uma pesquisa da Universidade de East Anglia, no Reino Unido, crianças começam a desenvolver habilidades essenciais para a leitura de mapas a partir dos quatro anos de idade. Além disso, essa aptidão espacial pode ajudá-los futuramente no desenvolvimento de noções matemáticas e científicas.
O estudo, o maior do gênero já realizado, revelou que as crianças adquirem a capacidade de usar modelos em escala para localizar objetos no mundo real. O método empregado consistiu em um jogo de esconde-esconde, no qual um adesivo era escondido em um modelo de quarto. Posteriormente, as crianças eram solicitadas a procurar por outro adesivo em um “mesmo lugar” em um modelo idêntico de outro quarto.
Embora a equipe tenha destacado que essa habilidade está, nessa fase da vida, associada à compreensão do layout especial, e não a conceitos complexos de representação, a descoberta sugere que a leitura de mapas pode ser cognitivamente mais simples do que se pensava anteriormente.
Primeiros passos da cartografia para crianças:
- Mapa do lar. Desenhe com a criança os diferentes cômodos da casa, dando espaço para que ela marque o que é significativo para ela em cada um. Assim, vai ter estímulo para a brincadeira.
- Onde estão os cheiros. Peça para a criança desenhar os diferentes cheiros da casa (frutas, animais, flores, bem como pessoas da família, etc) e deixe a imaginação correr solta.
- Caça ao tesouro. Cole adesivos ou símbolos pela casa. Depois, desenhe isso num papel para a criança tentar desvendar.
- Referências do bairro. Ajude a criança a desenhar referências que ela conhece do trajeto da casa à escola.
- Cartografia na parede. Pegue um mapa da cidade, do Estado, assim como o mapa-múndi, e comece a marcar os locais que a criança conhece.
- Onde mora a Peppa Pig? Use personagens de desenhos para despertar a curiosidade. Então, explore esses locais no Google Earth ou Google Maps.