Já levou aquele susto com o orçamento do mecânico? A falta de manutenção do carro pode pesar nas despesas. Assim, o ideal é realizar um check-up nos veículos uma vez por ano. Dessa maneira, problemas pontuais podem ser resolvidos antes que eles afetem outros componentes.
Mas não é só isso. O motorista que não fizer a manutenção do carro regularmente também corre o risco de receber multa, bem como de reprovar na inspeção de segurança veicular. Além do mais, sem o documento, não é possível fazer o licenciamento do carro.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que os carros devem atender todas as exigências da lei. Isto é, estar em bom estado, assim como não colocar em risco a vida das pessoas.
Um pneu careca, defeitos no sistema de iluminação, placas desgastadas, bem como extintor de incêndio vencido, por exemplo, podem render multa, e das salgadas. Consequentemente, uma despesa adicional no bolso dos proprietários, além dos riscos de causar acidentes.
O manual do proprietário estabelece o período de troca de peças e revisão do carro. Consulte todas as instruções e esteja atento aos prazos para evitar dores de cabeça.
O que deve ser avaliado durante a manutenção do carro:
Sistema de freios. Isso evita acidentes e preserva a vida útil de outros componentes. Discos desgastados, pastilhas gastas ou fluido de freio contaminado podem comprometer o desempenho de todo o conjunto responsável pela frenagem. Portanto, atenção!
Pneus. Eles devem estar sempre em bom estado para garantir estabilidade, aderência e eficiência de combustível. Se estiverem sem alinhamento ou balanceamento, também causam danos a outros componentes, além de aumentar o risco de acidentes.
Sistema de direção. Ruídos anormais e dificuldade ao virar são sinais de que a direção precisa de atenção.
Fluidos e óleos. Óleo do motor, fluido de transmissão, líquido de arrefecimento e fluido de direção hidráulica são essenciais para o funcionamento adequado do veículo. Atenção ao prazo de troca.
Sistema elétrico. Faróis, lanternas, luzes de freio, bateria e sistema de ignição devem ser revisados, assim como lâmpadas queimadas, problemas de conexão ou desgaste na bateria.
Finalmente, para ter mais segurança, você pode optar por um seguro auto. Há diversos tipos de cobertura e serviços disponíveis.