Legumes: aprenda a cultivar esses alimentos em vasos

Tenha sempre produtos frescos e de qualidade direto na mesa

Redação FamiliarIdades
Você não precisa ter um jardim espaçoso para garantir legumes frescos na casa. Foto: Getty Images.
Você não precisa ter um jardim espaçoso para garantir legumes frescos na casa. Foto: Getty Images.

Sim, é possível plantar legumes em vasos. Assim, você não precisa ter um quintal ou jardim espaçoso para garantir alimentos frescos na casa. Basta usar as técnicas adequadas de regas e exposição ao sol.

Por exemplo: batata, tomate, cenoura e beterraba se desenvolvem bem e podem contribuir para deixar a sua refeição cada vez mais saudável. 

Antes de começar a plantar, é preciso entender que cada legume precisa de cuidados específicos para que seja cultivado em casa e, principalmente, em vasos. 

O primeiro deles é a escolha dos recipientes. No caso da batata, existem vasos específicos no mercado. Para outros tipos, vale avaliar quais são as necessidades. Até baldes podem servir para o plantio de determinados vegetais.

De qualquer forma, todos precisam ter um bom sistema de drenagem. Além do mais, escolha adubo orgânico e terra de boa qualidade. Isso sempre faz muita diferença.

Legumes para plantar em vasos:

Tomates-cereja – Eles precisam de menos espaço e produzem muitos frutos. Aqui, o importante é prestar atenção no suporte para que a planta cresça verticalmente.

Pimentões – Você pode cultivar em vasos. Mas, neste caso, eles devem ser grandes. A planta precisa receber muita luz solar e água regularmente. Portanto, atenção.

Rabanetes – Eles crescem rápido e ficam deliciosos nas saladas! Assim, é uma boa opção para quem quer começar a plantar. Além disso, os vasos podem ser menores. 

Cenouras – Pedem vasos mais profundos. Outro cuidado: o solo deve ser leve e solto para permitir que as raízes se desenvolvam. As variedades mais curtas se adaptam melhor a esse tipo de cultivo.

Batatas – Até no balde elas se adaptam. Mas deixe na gaveta da geladeira até perceber que elas vão começar a brotar. Depois, é só colocar no vaso ou em um balde de no mínimo 30 centímetros de altura e cobrir com a terra. 

Link copiado