Conhecida pelo aroma suave e marcante e pelas propriedades calmantes, a lavanda – também conhecida como alfazema -, se espalhou do Mediterrâneo para o mundo. Afinal, além de ser uma planta ornamental, é fonte de extração de óleos essenciais e base de muitos produtos de efeito terapêutico.
Há diversas espécies de lavandas no planeta. Aqui no Brasil, as mais comuns são Lavandula dentata e a Lavandula angustifolia. Mas, seja qual for o tipo, a lavanda é uma daquelas plantas que transformam a atmosfera de qualquer ambiente, e o melhor: tem um cultivo simples para você enfeitar sua casa!
Se interessou pela ideia? Conheça dicas que vão ajudar você a criar um belo jardim e ter por perto uma planta cheia de poderes.
1. Ofereça muita luz
Por ser uma planta de origem mediterrânea, a lavanda gosta de muita luz e calor. Então, escolha locais que recebam bastante sol! A luminosidade adequada faz a roxinha produzir mais óleo e, assim, ficar mais perfumada.
2. Tenha um solo com drenagem
Nada de solo muito úmido: a lavanda se dá bem com solos menos argilosos. Então, pratinhos com água, nem pensar. Se plantar em vasos, use areia no fundo para favorecer a drenagem. Já no solo, certifique-se de que há, pelo menos, 20 centímetros de profundidade.
3. Resistência à seca
Uma das características da lavanda que torna o cultivo mais simples é que, depois de ser plantada e receber água por 30 dias de maneira mais frequente, as regas acontecem somente quando a terra está mais seca. E mais uma dica: não molhe as folhas e a flor; regue diretamente o solo.