Ao longo da vida, nossos joelhos sentem cada vez mais o peso do nosso corpo. Por isso, merecem atenção e cuidados para evitar lesões. Mas algumas doenças também causam desgaste, como a osteoartrite. Portanto, é importante realizar consultas periódicas com um médico para estar em dia com a saúde.
Muitos aspectos influenciam a estrutura dos joelhos. Nossa postura no ambiente de trabalho, atividades físicas de alto impacto, calçados, até a nossa forma de levantar e agachar. Esse desgaste diário, em longo prazo, pode reduzir muito a mobilidade.
O problema afeta principalmente o corpo feminino, por causa da anatomia: os quadris mais largos podem aumentar a pressão dos joelhos. Segundo um estudo feito pelo Instituto do Joelho do HCor (Hospital do Coração), cerca de 20% das mulheres já sofreram lesões no joelho.
Como cuidar dos joelhos:
Mantenha um peso saudável. Quilinhos a mais colocam uma pressão extra sobre as articulações dos joelhos. Assim, manter um peso saudável reduz o risco de lesões e problemas articulares.
Faça exercícios. Atividades que fortalecem os músculos ao redor dos joelhos ajudam a estabilizar a articulação. Dessa forma, reduzem o risco de lesões.
Alongue-se regularmente. Manter a flexibilidade dos músculos das pernas e dos joelhos pode ajudar a prevenir rigidez e lesões. Portanto, estique o corpo!
Calçado adequado. O sapato pode afetar a postura e a forma como você distribui o peso sobre os joelhos. Então, escolha modelos confortáveis e adequados para a atividade que você está realizando. Tenha atenção especial na escolha do tênis para atividades físicas.
Evite impactos. Atividades que forçam demais as articulações, como corrida em superfícies duras, podem sobrecarregar os joelhos. Se você sente dores, procure um médico para a indicação do melhor exercício de baixo impacto.
Vida ativa. O sedentarismo pode enfraquecer os músculos ao redor dos joelhos, aumentando o risco de lesões. Então, busque sempre o equilíbrio. Pratique atividades físicas, mas reserve um tempo para o descanso.
Aquecimento. Quando você alonga, o fluxo do sangue para os músculos e outros tecidos aumenta. Dessa maneira, seu corpo fica mais preparado para a atividade física, deixando os movimentos mais soltos e equilibrados.
Procure ajuda médica. Se você sentir dor persistente nos joelhos, inchaço ou qualquer outro sintoma, busque a ajuda de um médico. O diagnóstico precoce facilita o tratamento e o tempo de recuperação.