Você já deve ter visto aqueles vasos de vidro elegantes com uma planta e água. Imaginou que fosse um arranjo? Na realidade, é uma combinação de decoração com cultivo. Algumas plantas podem se desenvolver bem sem terra, com a técnica conhecida como hidrocultura.
As plantas mais indicadas para esse cultivo são as que possuem raízes aéreas. Elas também são mais fáceis de cuidar. Contudo, é preciso ter atenção com a troca semanal da água e com a raiz, para que não apodreça. Use sempre um recipiente transparente e de boca larga para que você possa ver a saúde da planta e limpar quando necessário.
Da mesma forma, a água deve ser filtrada e mantida em luz indireta para não superaquecer. Se for usar a da torneira, deixe descansar por 24 horas para que o cloro evapore.
Plantas que se adaptam à hidrocultura:
Jiboia – É uma planta muito resistente e de crescimento rápido. Suas folhas têm um padrão único, sendo uma ótima opção para iniciantes em cultivo de plantas na água.
Filodendro – Fácil de cultivar na água. Além disso, suas folhas verdes e brilhantes dão vida a qualquer ambiente.
Lírio-da-paz – Essa planta tropical com folhas verde-escuras produz lindas flores brancas. É uma excelente escolha para cultivo na água em ambientes internos bem iluminados.
Bambu da sorte – Frequentemente cultivada na água. Suas hastes retas e folhas verdes criam uma aparência elegante e lindos arranjos.
Costela de adão – Queridinha da decoração, é uma planta resistente, que se adapta bem a ambientes parcialmente iluminados. Mas cuidado para que ela não fique exposta diretamente no sol.