A do vizinho não é mais verde: veja como conservar a grama

Segredo está na escolha certa do gramado e manutenção regular

Redação FamiliarIdades
O melhor momento para regar a grama é de manhã cedo ou à noite, porque o sol não vai aquecer o solo. Foto: Getty Images.
O melhor momento para regar a grama é de manhã cedo ou à noite, porque o sol não vai aquecer o solo. Foto: Getty Images.

Um jardim verdinho e uma grama bem cortada muda o visual de qualquer casa. Um gramado natural e com manutenção regular contribui não só com a decoração, mas também reduz a temperatura do ambiente. Além disso, ajuda a purificar o ar, a drenar o solo e a evitar erosões. 

Contudo, para conquistar um gramado dos sonhos, é preciso ter atenção. Assim como todas as plantas, a grama também precisa de nutrientes, poda e rega. A falta de cuidados pode resultar em folhas menos densas, falhas e perda de cor. 

Qual grama plantar?

As gramas mais utilizadas no paisagismo são: Esmeralda, São Carlos, Santo Agostinho, Batatais, Japonesa ou Coreana e Bermudas. Elas são diferentes.  Portanto, antes de escolher um tipo, analise o ambiente onde ela será plantada, as suas características e os requisitos de manutenção.

Há gramas próprias para áreas com boa circulação de pessoas, por exemplo. Outras são usadas apenas para compor parte do jardim e não podem ser pisoteadas. 

Se for um espaço de passagem ou até de brincadeiras das crianças, escolha a Esmeralda ou Bermudas. Já a São Carlos e Santo Agostinho possuem estrutura de crescimento na superfície e não aguentam o fluxo constante de pessoas ou animais.

Confira as dicas para conquistar um gramado perfeito

Corte

Cortar a grama regularmente é essencial para um crescimento saudável. A altura varia de acordo com o tipo de grama. Em geral, deve ficar entre 5 a 7 centímetros. Evite tirar mais do que um terço do comprimento da grama de uma só vez, pois isso pode deixar buracos ou arrancar partes da raiz. 

Solo

Aeração é o processo de perfurar o solo para permitir que o ar, a água e os nutrientes alcancem as raízes da grama. Isso ajuda a evitar o acúmulo de compactação e promove um crescimento saudável.

Adubação

A grama precisa de nutrientes para ficar saudável e verdinha. Por isso, aplique adubo regularmente. Mas siga as instruções do fabricante. Além do mais, observe se o seu gramado realmente está precisando de muitos nutrientes.

Rega

O melhor momento para regar as plantas é de manhã cedo ou à noite, porque o sol não vai aquecer o solo. Mas, mesmo nas estações mais quentes, apenas três vezes por semana de forma abundante para molhar suficientemente as raízes.

Controle de ervas daninhas

Remova regularmente as ervas daninhas que possam competir com a grama por nutrientes e espaço. Aplique herbicidas quando necessário. Procure orientação profissional e compre produtos seguros, preferencialmente orgânicos.

Evite urina de pets

Cachorros grandes podem comprometer o seu gramado ao urinar frequentemente na grama. Manchas amareladas e folhas secas indicam que há muito nitrogênio no solo, por causa do xixi do pet. Caso isso aconteça, você pode polvilhar terra sobre a região e regar bastante.

Manutenção

Os equipamentos de jardinagem devem estar em boas condições. Lâminas cegas ou mal ajustadas podem danificar a grama. Da mesma forma, verifique sempre a altura do corte, para não fazer buracos nem arrancar as raízes. 

Link copiado