Se tem uma coisa que tira o sono de quem ama plantas é notar que as folhas estão murchas, amareladas, com manchas ou ainda uma espécie de pó branco – sinais de que algo não vai bem. O problema é que existem diferentes tipos de fungos e de pragas que podem causar sintomas semelhantes. Assim, nem sempre é fácil reconhecer o que está fazendo mal à saúde das suas plantas.
Como identificar fungos e pragas no seu jardim?
Oídio
O tipo mais comum de fungo geralmente causa manchas brancas, em um aspecto de pó. Inclusive, muitas vezes, as pessoas confundem o oídio com uma simples poeira em cima das folhas. Então, fique atento! Se notar a presença de fungo branco na sua planta, procure por fungicidas específicos.
Cochonilha
Entre as pragas, a cochonilha é um inseto que costuma atormentar os jardins. Por também deixar manchas brancas, as pessoas podem facilmente confundi-la com o oídio. Uma forma de tirar a dúvida é verificar se as manchas estão no verso das folhas, nos cabinhos ou no troco, e se tem uma textura mais ‘grudenta’. O tratamento, neste caso, é feito com inseticida.
Pulgão
Esses micro insetos podem causar grandes danos às plantas! Os pulgões podem ser mais claros ou ainda escuros. Vale ficar de olho nas folhas e flores, pois é nesses locais que eles gostam de se aglomerar. Por ser uma praga, pode ser combatido com óleo de neem, uma opção orgânica de inseticida.
Como evitar fungos e pragas nas plantas
Em geral, fungos surgem quando há muita umidade, o que pode acontecer por regas em excesso, drenagem insuficiente do solo e pouca ventilação e luz solar. Por isso, avalie bem as necessidades de água das suas plantas e cuide para que elas recebam iluminação adequada.
Já para afastar as pragas, faça a limpeza de folhas secas, pois elas atraem insetos. Da mesma forma, considere também cultivar ao redor plantas com o poder de repelir os bichinhos, como alecrim, citronela e arruda.