
Praticar atividades físicas regularmente ajuda a manter o corpo saudável. Até mesmo poucos minutos de exercícios podem melhorar o funcionamento do cérebro. É o que mostra uma pesquisa feita por cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista especializada Communications Psychology.
Os cientistas analisaram 113 estudos e concluíram que sessões curtas de atividade física com menos de 30 minutos têm impactos positivos para a memória, a atenção, assim como o processamento de informações.
O estudo mostrou que os maiores efeitos foram observados após atividades de alta intensidade, como o treinamento intervalado. Sessões com menos de 30 minutos geraram melhores resultados do que as mais longas.
Exercícios trazem muitos benefícios para adultos
O educador físico Caio Novaes, do Hospital Israelita Albert Einstein, afirmou, em entrevista ao Estadão, que a pesquisa mostra dados relevantes para os adultos, já que dados anteriores se concentravam em crianças e idosos.
Os pesquisadores explicam que uma única sessão de exercícios ativa substâncias como dopamina, acetilcolina e GABA, neurotransmissores ligados ao prazer, à memória e ao relaxamento.
Há também um aumento nos fatores neurotróficos, que estimulam a manutenção e o crescimento das células cerebrais. O neurologista Ricardo Mário Arida, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), disse que os exercícios também favorecem a plasticidade sináptica, essencial para o aprendizado e a memória.
Sessões isoladas e curtas podem trazer bons resultados. Mas a prática regular ajuda a conquistar mudanças cerebrais mais duradouras. Além disso, exercícios aeróbicos, como corrida e ciclismo, são os mais eficazes para a saúde mental, aliviando o estresse e a ansiedade.