
Não é novidade que a prática de atividades físicas contribui para a perda de peso. Contudo, um novo estudo publicado no periódico Jama reforça a importância da duração do treino. A pesquisa concluiu que, quanto mais tempo de exercício aeróbico durante a semana, melhores os resultados.
Os pesquisadores revisaram 116 ensaios clínicos realizados em diversos continentes, envolvendo 6.880 adultos que praticaram exercícios supervisionados por pelo menos oito semanas. O estudo comparou esses participantes com um grupo que manteve suas atividades habituais.
Os resultados demonstraram que, a cada acréscimo de 30 minutos semanais de exercício aeróbico, houve redução média de 0,52 kg no peso corporal, 0,56 cm na circunferência da cintura e 0,37% no percentual de gordura.
“A principal novidade desse estudo foi estabelecer uma relação dose-resposta entre a quantidade de exercício aeróbico e a redução de medidas como peso corporal, circunferência da cintura e percentual de gordura”, disse Brendo Faria Martins, especialista em Fisiologia do Exercício do Hospital Israelita Albert Einstein, em entrevista ao Estadão.
Os maiores efeitos foram observados com atividades de moderada a alta intensidade, enquanto exercícios leves não apresentaram impacto significativo na composição corporal.
150 minutos semanais de exercício aeróbico
A pesquisa reforça a recomendação de um mínimo de 150 minutos semanais de atividade aeróbica moderada para mudanças clínicas relevantes. Da mesma forma, a combinação com musculação potencializa os resultados, contribuindo para preservar a massa muscular e o metabolismo ativo.
O chamado “talk test” (teste de fala) pode ser utilizado para medir a intensidade dos exercícios. Atividades leves permitem conversas confortáveis, atividades moderadas exigem esforço para falar, e treinos vigorosos dificultam a fala. Esse método simples auxilia praticantes a ajustarem seus treinos sem equipamentos avançados contribuindo para a perda de peso.
Seja como for, é importante sempre passar por uma avaliação médica antes de começar a fazer exercícios.