Você ganhou ou comprou aquela planta linda e não tem a menor ideia de como cuidar e de quanta água ela precisa? É normal não saber regar. Cada uma tem uma necessidade diferente, variando conforme o espaço, a incidência de luz e umidade do ambiente.
Para cuidar bem de uma planta, o ideal é trabalhar com a observação. As folhas costumam ser o maior indicativo de que ela está precisando de água.
Se estiverem muito claras e começarem a amarelar, é hora de pisar no freio da rega. Escuras e com o solo seco? Então, é bom caprichar. Caso não note nada fora do padrão, toque a terra para ver se está úmida.
Como regar as plantas?
Nada daqueles pinguinhos. Abuse da água. Use uma mangueira, se possível, direcionando um jato médio na terra ao redor da planta. Lembre-se sempre de que o vaso deve ter furos para permitir o escoamento total.
Se o vaso não tiver furos, o ideal é regar e aguardar algumas horas. Incline o vaso e retire o excesso. O acúmulo de água favorece o apodrecimento da raiz e pode ainda causar fungos.
Pesquise sobre sua planta. Algumas precisam da rega com mais frequência, outras, como as suculentas, o intervalo pode ser maior. Mas elas também precisam de uma boa quantidade de água.
Aprenda sobre a espécie
A melhor dica é estudar a planta e qual o melhor ambiente para ela antes de comprar. A jornalista e professora de jardinagem Carol Costa afirma que a escolha do lugar ideal vai contribuir para o crescimento saudável.
“É fundamental que você saiba quantas horas de sol bate no lugar, assim como o tamanho do local, o vento e o clima da sua cidade”, disse em entrevista ao Estadão.
Tecnologia a serviço do jardim
Há muitos aplicativos para guiar os usuários na missão de manter o jardim bonito ou meramente identificar uma espécie desconhecida. Alguns oferecem acesso também pelo navegador do celular ou computador. Contudo, antes de baixar, verifique as condições. A maioria tem um pacote gratuito de funcionalidades básicas.
Apps para cuidar das plantas:
1. Meu Jardim. Basta selecionar o nome das plantas que possui e ele oferece informações de cada uma delas, incluindo o ambiente certo de cultivo. Também indica se a espécie é apropriada para casas com animais de estimação (há plantas tóxicas). Além disso, o usuário pode registrar comentários para organizar a rega, adubar, e muito mais.
2. Plantum: Identificador de plantas. Tire uma foto da sua planta e o app fornece a descrição da espécie, assim como dá dicas de cultivo. Permite ainda que o usuário defina lembretes de cuidados e consegue diagnosticar doenças. O mais legal: funciona também com pedras e cogumelos.
3. PictureThis – Flores e Árvores. O aplicativo é capaz de identificar mais de 10 mil espécies com precisão de 98%. E melhora a cada dia, porque o sistema funciona com ajuda da inteligência artificial. Também envia alertas para lembrar o usuário de regar os seus vasos, além de fornecer informações para tratar plantas doentes.