Estação paraíso: cinco destinos para ficar entre as nuvens

Algumas cidades têm vistas tão incríveis que é impossível não relaxar

Redação FamiliarIdades
Nuvens em Santo Antonio do Pinhal. Foto: Getty Images.
Nuvens em Santo Antonio do Pinhal. Foto: Getty Images.

Tirar uns dias para relaxar e curtir a natureza é sempre bom. Agora, se o destino ainda tiver uma vista panorâmica incrível, melhor ainda. Então saiba que algumas cidades oferecem ao visitante experiências únicas, como acordar entre as nuvens e desfrutar de paisagens que ficarão gravadas na memória.

Muitos chalés já foram planejados para que os visitantes possam aproveitar o nascer do sol. Alguns, inclusive, oferecem café da manhã no deque ou na varanda, de onde se pode apreciar bem a vista.

Veja seguir alguns destinos para apreciar a paisagem:

Cunha

A cidade de Cunha fica no Estado de São Paulo. É uma estância climática entre as serras da Quebra-Cangalha, da Bocaina e do Mar. Os pontos mais altos são o Pico da Pedra da Macela (1.840 metros) e o Pico do Cume (1.630 metros). Para quem quer uma escapada romântica, o local conta com diversas opções de hospedagem em meio à natureza e com espaço para apreciar a vista com privacidade. 

O que fazer em Cunha?

A cidade é famosa por seu lavandário. Vale a pena visitar o campo lilás e aprender mais sobre o cultivo dessa planta e seu uso, inclusive na culinária. Além disso, conheça a Pedra da Macela. O caminho é asfaltado e de fácil acesso. Também existem passeios no Parque Estadual da Serra do Mar. 

Bom retiro

Localizada na região serrana de Santa Catarina, Bom Retiro é um destino para quem quer mergulhar na natureza. Está próxima do Morro da Boa Vista, pico mais alto do Estado, com 1.827 metros. O pequeno município fica entre montanhas, vales e cachoeiras. Contudo, fique atento ao período para visitar. No inverno, as temperaturas ficam baixas de verdade. Há ótimas opções de hospedagem com lareiras e hidromassagem com vista panorâmica. Tudo cercado de muito verde das montanhas.

O que fazer em Bom Retiro?

A dica é aproveitar ao máximo a natureza. Conheça a Cachoeira do Barbaquá, que possui duas quedas d’água. Os Cânions do Papuã e Encano também impressionam. As trilhas são relativamente curtas, mas exigem atenção para atravessar pequenos rios e pedras. Para fazer os passeios com mais segurança, se informe e procure um guia. Assim, você terá uma experiência completa conhecendo um pouco mais da característica da região.  Bom Retiro também tem vinícolas e é possível visitar e degustar os vinhos de altitude Uma delas é a Vinícola de Thera. Uma atmosfera incrível e acolhedora. O local conta com uma pousada para quem quiser acordar entre os vinhedos. 

Santo Antônio do Pinhal

Charmosa e encantadora. A cidade fica próxima a Campos do Jordão, mas menos agitada. Uma ótima opção para quem quer descansar. É uma estância climática que tem atividades de turismo rural, ecológico e de aventura. Fica na Serra da Mantiqueira e também possui inúmeras hospedagens para quem busca privacidade e contato com a natureza. Durante o inverno a cidade é tomada por uma névoa com paisagens ainda mais bonitas. 

O que fazer em Santo Antônio do Pinhal

A cidade possui inúmeras opções para quem curte degustar uma boa gastronomia. São restaurantes, bares e lojinhas de chocolate com opções para todos os gostos. Vale a pena conhecer também o Jardim dos Pinhais, que tem ambientes com referências a diversos países. A cachoeira do Lageado, por sua vez, é de fácil acesso. Já para quem busca um pouco mais de aventura, o Pico Agudo revela uma linda paisagem onde é possível avistar a Pedra do Baú.

Monte Verde

Um dos destinos preferidos para quem curte o inverno. Monte Verde é um distrito de Camanducaia, em Minas Gerais, e fica no alto das montanhas da Serra da Mantiqueira. É um local estruturado para o turismo, com opções de bares e restaurantes.  Está localizada a 1.555,5 metros de altitude.

O que fazer em Monte Verde?

O distrito conta com trilhas, cervejarias, fábricas de chocolate e boas opções de restaurantes. Vale a pena conhecer a Pedra Redonda, um trecho curto de cerca de um quilômetro, mas que entrega uma vista incrível. Outro local muito bonito é o Parque Oschin, com muitas araucárias, caminhos de hortênsias e até uma cascata. 

Gonçalves

Conhecida como a pérola da Serra da Mantiqueira, Gonçalves fica em Minas Gerais. Possui mirantes, bairros históricos, trilhas até pontos bem altos e cachoeiras, passeios para quem quer tranquilidade ou está em busca de aventuras. Há também inúmeras opções de hospedagem nas montanhas que oferecem vistas deslumbrantes.

O que fazer em Gonçalves?

Existem trilhas de todos os níveis para conhecer melhor a região e suas belezas naturais. Uma delas leva até a Pedra do Cruzeiro, que fica a 1125 metros de altitude e oferece uma vista 360º da região mais baixa da cidade. Você também pode visitar as cachoeiras Sete Quedas, do Retiro e do Simão, fazer passeios de 4×4, aproveitar os roteiros históricos e os passeios para avistar a Via Láctea a partir de um mirante de 1.700 metros de altitude.

Link copiado