A praia é um espaço de todos. Mas isso não significa que cada um pode fazer o que tiver vontade sem respeitar quem está ao lado. Você pode estar em busca de diversão, enquanto o seu vizinho de guarda-sol quer apenas descansar.
Por isso, algumas cidades do litoral têm regras específicas para uma boa convivência. Por exemplo: horários específicos para a prática de frescobol, normas para uso correto de bicicletas, bem como proibição de piqueniques na orla. Além do mais, cada vez mais municípios vetam a polêmica caixinha de som.
Desrespeitar as regras pode pesar no bolso. Além de multas, os turistas também estão sujeitos a apreensões. Por essa razão, antes de viajar, consulte as leis da cidade e se informe sobre as regras locais.
Confira as dicas para uma boa convivência na praia:
Música
Ninguém é obrigado a ouvir a sua música. Se quiser atacar de DJ, faça isso com o seu fone de ouvido. Muitas cidades do litoral já aprovaram a proibição da caixa de som na praia. A fiscalização geralmente é feita por guardas municipais. Assim, desrespeitar a regra gera multa e apreensão do equipamento.
Divida o espaço
No verão e em feriados, a praia costuma ficar lotada. Por isso, calcule o espaço que você precisa para aproveitar com amigos e a família. Não ocupe uma área maior do que a necessária.
Areia no olho
Vai guardar as suas coisas? Não bata a toalha ou canga perto de outras pessoas. Pois a areia pode entrar nos olhos e incomodar seus vizinhos. Então, faça isso em locais afastados.
Lixo
Na praia, cada um é responsável pelo seu lixo. Portanto, leve saquinhos e recolha tudo antes de ir embora. Esqueceu de levar? Então peça em um quiosque ou procure uma lixeira próxima. O lixo não só atrapalha quem quer aproveitar a praia, como também afeta e muito o meio ambiente. Seja consciente.
Esportes
Vai jogar futebol, frescobol ou qualquer outro esporte que envolva bolas? Faça isso em áreas mais afastadas. As bolas podem machucar as crianças e quem estiver passando pelo local. Também consulte as leis locais para conferir se não existem horários específicos para as práticas esportivas.
Cachorro
Não há um consenso sobre levar o seu pet para a praia. Contudo, alguns municípios, como Guarujá e Ubatuba, no litoral paulista, proíbem a permanência de qualquer animal, de qualquer espécie, na faixa de areia e água do mar. Da mesma forma, São Sebastião, além de aplicar multa ao tutor, pode apreender o bichano. Portanto, antes de pegar a coleira, informe-se sobre as regras da prefeitura.