Dracaena Fragrans, conhecida como pau d’água, ajuda a purificar o ar

Planta já foi objeto de vários estudos por filtrar o dióxido de nitrogênio

Redação FamiliarIdades
A combinação ideal para que o pau d'água ajude a purificar o ar é o cultivo em solo/substrato. Foto: Getty Images.
A combinação ideal para que o pau d’água ajude a purificar o ar é o cultivo em solo/substrato. Foto: Getty Images.

Você provavelmente já ouviu falar da Dracaena Fragran. Por aqui, ela é mais conhecida como pau d’água. Essa planta tem a capacidade de purificar o ar. Quem comprovou isso foi a NASA, em 1989. Recentemente, outros pesquisadores fizeram novos testes e a Dracaena continua no topo da lista das plantas que ajudam a melhorar o ar que respiramos. 

Em 2022, cientistas do Reino Unido avaliaram a capacidade de três plantas de filtrar o dióxido de nitrogênio do ar, uma substância prejudicial à saúde: a dracaena, o lírio da paz e a zamioculca. Todas removeram o composto. Mas a dracaena, em nível maior. 

Como cultivar o pau d’água

A combinação ideal para que o pau d’água ajude a purificar o ar é o cultivo em solo/substrato. 

A boa notícia é que esta é uma planta que se adapta muito bem em ambientes internos, inclusive com ar-condicionado. Pode ser plantada em vasos e a terra deve ser bem aerada e com matéria orgânica. Como ela gosta de umidade, é possível também utilizar argila expandida. A rega deve ser feita duas vezes por semana.

A planta pode ir bem ao sol, mas o ideal é deixá-la à meia-sombra ou na sombra. Ela também floresce! Suas flores são brancas ou rosas e costumam deixar a casa toda perfumada. Há quem diga que o pau d’água ainda ajuda a manter as boas energias. 

Você pode colocar o vaso na varanda, no escritório ou na sala. Borrife também água nas folhas para ajudar na purificação do ar e manter sempre a sua planta bonita e saudável. 

Link copiado