Desenvolvimento de novas habilidades, alívio do estresse e ansiedade, melhora da imunidade e sentimento de conexão com a natureza: esses são alguns dos benefícios sentidos por quem escolhe a jardinagem como um hobby. Se você está pensando em mergulhar no mundo das plantas, existem algumas dicas que você precisa saber para colher os frutos dessa atividade prazerosa.
Avalie o espaço
Seu jardim vai ficar em um lugar que recebe muito ou pouco sol? Será em um quintal ou em um apartamento? Em quais horários e locais há mais exposição à luz solar? Observe e avalie o espaço, pois existem plantas que precisam de sombra, outras de meia sombra ou ainda de luz direta. Assim, você define melhor quais espécies e posições serão mais adequadas para elas se desenvolverem.
Escolha plantas mais fáceis de cuidar
Como em todo aprendizado, é importante ir conquistando familiaridade com as técnicas. Por isso, no início, dê preferência para espécies de plantas que exigem menos regas e sejam mais resistentes. Alguns exemplos são cactos, zamioculcas, jiboia, espada de São Jorge, Pothos e Dracena. Todas elas dão um charme ao ambiente!
Tenha um kit de ferramentas
Pá, rastelo, espátula fina, tesoura de poda, regador, luvas e um borrifador fazem parte de um kit para quem está iniciando o cultivo de plantas. Esses itens serão essenciais na rotina de cuidado, seja na rega, na poda, na adubação ou no plantio de sementes. Conforme você avançar na habilidade de jardinagem, pode acrescentar novos utensílios e se desafiar.
Sinta a terra
Um dos benefícios da jardinagem é justamente o contato com a terra. Isso também é importante para você verificar o que a planta precisa. Ao tocar o substrato, perceba se está seco e, caso este seja o caso, é hora de regar. Sentir os dedos molhados ao atingir 4 a 5 cm de profundidade é sinal de que a sua planta pode estar com excesso de água. Se precisar de ajuda, conte com aplicativos que trazem informações e indicam as melhores práticas de cuidado.