Já imaginou praticar um esporte que deixa você em forma, ajuda a controlar as emoções e ainda promove o desenvolvimento emocional? As artes marciais oferecem benefícios que vão além da saúde física, trazendo equilíbrio e a superação dos próprios limites.
Existem diversas modalidades, entre elas o taekwondo, karatê, jiu-jitsu, muay thai, bem como o judô. Os resultados dos treinamentos são graduais. Assim, permitem que o aluno avance à medida que ganha experiência.
Artes marciais além da luta
Instrutor de Taekwondo há 39 anos, Aguinaldo Santana afirma que as artes marciais são mais do que simples técnicas de luta. “Ao praticar as diferentes modalidades, você trabalha o corpo como um todo, incluindo resistência, velocidade de reação, flexibilidade e coordenação”.
A disciplina e o foco são elementos fundamentais. “Com dedicação constante e com a energia empregada nas técnicas de movimentos, o aluno aprende a se concentrar e a ter controle sobre suas ações. Isso aprimora o equilíbrio, visão periférica e agilidade, além do foco nos estudos e no trabalho”, diz o instrutor.
Outro ponto positivo é o ambiente democrático e de aprendizado. Qualquer pessoa pode praticar, independentemente de condição física, sexo ou idade. Os treinos estimulam a liberação de endorfina e serotonina, trazendo a sensação de bem-estar e equilíbrio emocional. A prática desenvolve a confiança, que é importante para o controle da depressão e do estresse.
A busca pela prática, segundo Santana, tem crescido principalmente entre as mulheres. “Algumas pessoas deixam de praticar lutas porque pensam que vão sofrer violência ou se transformar em pessoas violentas. Na verdade, a luta vai ensinar a pessoa a ter autocontrole e usar o corpo para a defesa”, explica.
Antes de começar a praticar artes marciais, entretanto, é importante pesquisar as academias e os instrutores, que devem ser filiados a uma federação estadual e nacional. Depois, basta construir o caminho de autoconhecimento, disciplina e transformação pessoal.