A dengue é uma doença perigosa e pode estar mais próxima da sua casa do que você imagina. Segundo dados do Ministério da Saúde, 75% dos criadouros dos mosquitos estão em residências. Portanto, é preciso redobrar a atenção em épocas de calor e chuva. Assim, faça vistorias frequentes para não correr riscos.
A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que se reproduz em água limpa e parada. O Aedes leva em média de sete a dez dias para se desenvolver. Uma única fêmea produz de 60 a 120 ovos em cada ciclo reprodutivo. Por isso, fazer uma análise semanal dos objetos que você tem em casa é importante para eliminar os criadouros.
É o inseto contaminado que transmite a doença. A infecção pode ser assintomática, leve ou causar um quadro grave, levando à morte.
Cartilha
Os especialistas da Fiocruz desenvolveram uma cartilha para que você possa fazer um checklist de 10 minutos, uma vez por semana, e eliminar os criadouros na sua casa. Confira as dicas:
- Vede as caixas d’água para evitar a entrada do mosquito
- Limpe as calhas e retire folhas ou sujeiras para evitar o acúmulo de água
- Vede bem galões, tonéis, poços, assim como latões
- Guarde pneus em locais fechados
- Armazene garrafas vazias com a boca para baixo
- Ralos limpos e com telas evitam a proliferação
- Guarde baldes com a boca para baixo
- Limpe as bandejas do ar-condicionado
- Limpe as bandejas da geladeira
- Elimine pratos dos vasos. Se não for possível, coloque areia
- Feche e renove a água de vasos sanitários semanalmente
- Plantas como bambu, bananeira, espada de são jorge, assim como bromélias e semelhantes podem acumular água. Então, vire a planta semanalmente jogando água corrente
- Estique bem as lonas. Assim, você evita a formação de poças d’água
- Limpe piscinas e fontes com produtos químicos específicos
Sintomas
A primeira manifestação da dengue costuma ser febre alta (39° a 40°C), que começa de repente e dura entre dois a sete dias. Além disso, há dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, bem como erupção e coceira na pele.
Também são comuns a perda de peso, náuseas, além de vômitos. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, bem como sangramento de mucosas. Então, em casos de sintomas graves, procure um médico com urgência.