Aposte na dança para manter sua saúde física e bem-estar

Atividades podem ser praticadas por pessoas de qualquer idade

Redação FamiliarIdades
Você tem interesse por balé ou dança de salão? Hoje, as escolas oferecem classes exclusivas para públicos de diferentes idades. Foto: Getty Images.
Você tem interesse por balé ou dança de salão? Hoje, as escolas oferecem classes exclusivas para públicos de diferentes idades. Foto: Getty Images.

Dançar faz bem para o corpo e para a alma. Uma pesquisa realizada na Universidade de Leeds, na Inglaterra, revelou que a atividade ajuda a melhorar a condição física. Mas também contribui com o bem-estar.  A boa notícia é que pessoas de todas as idades podem dançar. 

O estudo, publicado em 2023 na revista científica BMC Geriatrics, avaliou 685 adultos e idosos que frequentaram aulas de dança semanalmente durante um ano. Eles relataram estar mais fortes, confiantes e jovens.

“Mostramos que a dança praticada em comunidades diversas é uma maneira viável de tornar adultos mais velhos fisicamente ativos. Isso é evidente até mesmo para pessoas com mais de 85 anos”, disse a professora Sarah Astill, da Escola de Ciências Biomédicas de Leeds, que liderou a equipe de pesquisa, ao site da universidade.

A pesquisadora também afirmou que a inatividade física é reconhecida como um dos principais fatores de risco para doenças infecciosas e mortalidade. 

“Com o tempo, houve um declínio na atividade física em adultos mais velhos. E isso é particularmente aparente em pessoas com mais de 75 anos de idade. Então oportunidades para envolver adultos em atividade física são uma prioridade global, pois apoiam o envelhecimento saudável e a progressão lenta de doenças e deficiências”, disse ela. 

Dança de salão, jazz ou balé: não importa

Você tem interesse por balé ou dança de salão? Hoje, as escolas oferecem classes exclusivas para públicos de diferentes idades. Mas vale lembrar que, antes de começar qualquer atividade física, é importante passar por uma avaliação médica. 

Dançar vai contribuir para tonificar os músculos, assim como ganho de massa muscular. Da mesma forma, entre os idosos, pode melhorar a disposição, reduzir o risco de queda e ainda promover bem-estar com mais interação social. 

Link copiado