Dicas para você começar a correr e não desistir

Atividade conquista cada vez mais pessoas que buscam saúde

Redação FamiliarIdades
Antes de começar a correr, é importante buscar orientações de profissionais para não cometer erros e prejudicar a saúde. Foto: Getty Images.
Antes de começar a correr, é importante buscar orientações de profissionais para não cometer erros e prejudicar a saúde. Foto: Getty Images.

Se antes correr era algo trivial, hoje se tornou uma das atividades preferidas dos brasileiros, ganhando visibilidade com as redes sociais por meio dos vários perfis que compartilham rotinas de treino e competições. Não  à toa, o boom ganhou até um nome: “running era” (era da corrida, em tradução livre). 

Saúde, prazer, gosto por desafio e senso de pertencimento são alguns dos motivos que fazem as pessoas se encontrarem na corrida. Uma forma de cuidar do bem-estar físico e emocional. 

Orientação antes de correr

Mas, antes de começar a correr, é importante buscar orientações de profissionais para não cometer erros e prejudicar a saúde. Além do mais, um médico deve avaliar se o seu corpo está apto para essa atividade física. 

Alguns erros simples, até na forma como a pessoa corre, podem ter impactos. “Todas as vezes que alguém corre pisando com a ponta dos pés, isso gera uma instabilidade no tornozelo, podendo provocar uma entorse. Além disso, esse tipo de apoio gera uma tensão exagerada na panturrilha, o que leva a uma tensão na região tibial anterior, provocando a famosa canelite”, afirma Cleber Guilherme, treinador de atletismo, em entrevista ao Estadão.

Quer entrar no mundo da corrida, viver as emoções e alcançar os benefícios que esta atividade pode proporcionar? Confira dicas para começar e persistir no caminho.

1. Corra, mas também caminhe

    Para quem está começando do zero, a melhor orientação é iniciar devagar, intercalando corrida e caminhada, para que o exercício dure mais tempo e o corpo vá se acostumando. Lembre-se também de passar por uma avaliação médica para aquele check-up! 

    2. Conte com acompanhamento profissional

      Embora influencers compartilhem diversas experiências na corrida, somente um profissional poderá auxiliar você da melhor maneira. Com acompanhamento certo, é possível melhorar o desempenho, evitar lesões e garantir que as rotinas de treino estejam adaptadas ao seu ritmo e objetivo, diminuindo as chances de desistir.

      3. Escolha roupas e tênis adequados

        Prefira roupas com tecidos que são capazes de se adaptar ao clima, ou seja, que mantêm o calor em dias mais gelados e que refrescam em dias mais quentes. Assim, você terá conforto térmico para focar no seu treino. Já em relação ao tênis, garanta que esteja em um tamanho certo, seja flexível e tenha bom amortecimento. 

        4. Comece em grupo e faça amigos

          Um dos fatores que podem fazer você persistir na corrida é ter o apoio de outras pessoas. Por isso, procure na sua cidade se existe um grupo regular e aproveite para criar novas conexões. 

          Link copiado