Cooler: cuidados com os alimentos da caixa térmica no calor

Veja dicas de higiene e manipulação para evitar intoxicações

Redação FamiliarIdades
Caso não tenha um guarda-sol para proteger o cooler do sol, tente deixá-la sob árvores. Foto: Getty Images.
Caso não tenha um guarda-sol para proteger o cooler do sol, tente deixá-la sob árvores. Foto: Getty Images.

Levar alimentos para a praia é uma boa maneira de controlar os gastos. Mas exige cuidados com o cooler para garantir a segurança, prevenindo contaminações e intoxicações alimentares. Pois a combinação de calor e armazenamento inadequado pode levar à rápida proliferação de bactérias. 

Cuidados com o cooler:

  • Seleção. Opte por alimentos que não estraguem facilmente em temperatura ambiente. Assim, frutas frescas, sanduíches, vegetais cortados, bem como snacks embalados individualmente são boas opções. Mas evite maionese e outros molhos à base de ovo, que se deterioram rapidamente.

  • Embalagens. Além de um cooler de qualidade, com isolamento térmico eficiente, você deve se certificar de que o recipiente seja bem higienizado antes de colocar os alimentos e bebidas. Depois, para garantir que a temperatura fique adequada, use bolsas, blocos ou pacotes de gelo reutilizáveis. Use saquinhos ou pequenos recipientes com bom fechamento para impedir que o alimento entre em contato com a água.

  • Organização. Disponha os alimentos no cooler de forma a minimizar a abertura frequente da tampa, pois isso influencia diretamente no isolamento térmico. Assim, mantenha os itens perecíveis próximos aos blocos de gelo para garantir uma refrigeração mais eficaz. Deixe as bebidas em um espaço de fácil acesso.

Além disso:

  • Itens indispensáveis. Se estiver com crianças ou pessoas mais velhas, provavelmente você precisará de algum talher ou copo. Você pode optar por itens biodegradáveis, feitos com fibras de bambu, papel ou madeira. Não se esqueça de levar guardanapos e saquinhos para descartar adequadamente todos os resíduos. A praia é um espaço de todos e qualquer sujeira na areia pode contaminar os mares. Ensine isso aos pequenos.

  • Localização. Caso não tenha um guarda-sol para proteger a caixa térmica do sol, tente deixá-la sob árvores, pois a exposição direta pode aumentar rapidamente a temperatura interna e comprometer os alimentos. Também fique atento ao tempo em que ficará na praia. Assim, consuma a comida nas primeiras horas, para evitar risco de contaminação.

  • Manipulação. Muitas vezes, durante a folia, não prestamos atenção à forma como manuseamos os alimentos ou bebidas do cooler. E isso pode contaminar o interior da caixa térmica. O ideal é sempre lavar as mãos antes de tirar qualquer item do recipiente. Caso não seja possível, use álcool gel.

Antes de tudo, verifique se a praia tem alguma regra específica sobre consumo de alimentos. Alguns locais possuem políticas específicas, como a proibição de garrafas de vidro, bebidas alcoólicas, entre outras.

Link copiado