Incluir o verde na rotina pode melhorar o bem-estar. Pesquisas indicam que o contato com a natureza colabora para o aumento da atividade física. Consequentemente, melhora as funções cognitivas e a saúde do coração. Além disso, reduz níveis de estresse e sintomas de ansiedade e depressão.
Um artigo no periódico especializado The World Journal of Biological Psychiatry mostra que ambientes naturais contribuem para aumentar a massa cinzenta no córtex pré-frontal. Essa região do cérebro é responsável pelo planejamento, regulação das ações, bem como o desempenho cognitivo.
Mais de 50% das pessoas vivem em áreas urbanas. Em 2050, essa proporção será de 70%. A urbanização está associada ao aumento dos níveis de doenças mentais. “As descobertas apoiam a visão de que os ambientes naturais podem conferir benefícios psicológicos aos seres humanos”, afirmam os pesquisadores.
Natureza e coração
“Estudos mostram que estar perto da natureza tem relação com a melhora de vários índices de saúde e de bem-estar, como a diminuição da pressão arterial, a redução dos hormônios associados ao estresse, a melhora dos batimentos cardíacos, do humor e da função cognitiva, por exemplo”, disse Mariana Napolitano, gerente de Conservação do WWF-Brasil, em entrevista ao site da organização.
Para ampliar o contato com a natureza, vale a visita aos parques da sua cidade ou a áreas verdes próximas da sua casa. Faça caminhadas, meditação e aproveite para se desconectar da rotina do dia a dia. A pausa e o contato com a natureza contribuem com a saúde física e mental!