Tem feito exercícios bons para o coração? Existem algumas atividades físicas que colaboram mais com a saúde cardíaca. E o bom funcionamento do nosso corpo depende das nossas escolhas. Uma vida mais saudável inclui uma boa alimentação e movimentos.
Muitas vezes a correria do dia a dia acaba se sobrepondo a uma refeição balanceada e falta tempo para se exercitar. Mas, para cuidar do coração, esses dois fatores são essenciais. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), problemas cardíacos são a principal causa de mortes em todo o mundo.
Por isso, fazer boas escolhas alimentares, incluir a prática de atividades físicas na rotina e abandonar hábitos como o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas é a chave para uma vida mais feliz e longeva.
Confira os melhores exercícios para o coração:
Caminhada
Caminhar todos os dias ajuda a fortalecer o coração, diminuir o colesterol e a controlar a pressão arterial. Muitos benefícios, não é mesmo? É um exercício simples, adaptável para todas as idades e pode ser feito em casa, em parques e locais próximos a sua casa.
Uma caminhada de 20 minutos já é suficiente para cuidar do coração, segundo boletim científico da Associação Americana de Cardiologia.
Natação
Os movimentos de braços e pernas durante a natação contribuem para fortalecer também a musculatura cardíaca. A atividade envolve alto gasto calórico, o que contribui para a redução do colesterol e controle de triglicérides.
A natação também estimula a coordenação neuromuscular, que contribui para o controle da pressão arterial. Para muitas pessoas, pode ser a atividade ideal pelo baixo impacto nas articulações.
Dança
Se você é daqueles que quer fazer uma atividade física, mas não gosta dos exercícios e equipamentos tradicionais, vale a pena investir na dança para cuidar do coração e da mente.
Dançar é uma atividade aeróbica que pode consumir boas calorias e também ajudar no controle do colesterol e outras doenças cardíacas. Ajuda também na coordenação, no equilíbrio e na redução do estresse e ansiedade.
Bicicleta
Pedalar é uma ótima opção para praticar esportes ao ar livre em ciclovias ou parques. Alivia as tensões do dia e também contribui bastante para fortalecer os músculos, melhorar a resistência e o condicionamento físico.
Se o corpo estiver em forma, o coração agradece. Portanto, caso prefira pedalar, não esqueça os equipamentos de segurança e comece a cuidar da sua saúde para ter mais qualidade de vida. Mas lembre-se: todo exercício deve ser feito a partir de uma orientação ou com consentimento médico!