Jardinar é uma arte para quem ama estar perto da natureza. Então, que tal aprender a criar um jardim de flores silvestres e ganhar novas companhias na sua casa? Veja a seguir um passo a passo para colocar essa ideia em prática:
Por que plantar flores silvestres?
Flores silvestres, também chamadas de flores do campo, são aquelas que brotam espontaneamente, sem ação humana, em ambientes não cultivados. Você também pode encontrar definições de flores silvestres como “flores selvagens”, o que quer dizer que não foram modificadas geneticamente.
Diversas, coloridas e cheias de vida. Por isso mesmo, atraem muitos insetos polinizadores, como abelhas e borboletas, ajudando na reprodução das plantas e na produção de frutos. Além do mais, as raízes das flores silvestres podem contribuir para evitar a erosão do solo.
Dicas para cultivar flores silvestres:
- Escolha as flores certas
Malvas, verbena, camomila, cosmos, margaridas e papoulas são típicas flores de campo e podem ser opções para iniciar o seu jardim silvestre. Conheça as preferências de clima e espécies nativas da sua região para acertar na escolha. Outra dica é apostar na variedade de tipos, com diferentes momentos de floração, para que o espaço fique sempre colorido.
- Prepare o solo
Soltar a terra, regular o pH, remover as ervas daninhas e garantir adubação são os primeiros passos para deixar o solo pronto. A recomendação é fazer buracos com 30 centímetros de profundidade para a terra receber o plantio.
- Plante e cuide
Depois do solo preparado, é hora de acomodar as mudas e sementes. Conheça a melhor época para plantar as flores que você escolheu para que elas possam florescer adequadamente. O cultivo inclui regas regulares, podas e adubação.