A coleta seletiva, um sistema de recolhimento de resíduos sólidos que permite separar diferentes materiais para a reciclagem, deveria ser um hábito comum em tempos de defesa da sustentabilidade. Mas muitas cidades brasileiras ou ruas de capitais não oferecem o serviço.
Isso não deve impedir o descarte adequado dos resíduos da sua casa. Ao encaminhar papel, plástico, vidro e metal para centros de reciclagem, você ajuda a reduzir o lixo dos aterros sanitários. Além disso, promove a reutilização de recursos naturais, economizando energia. Consequentemente, contribui com o planeta.
Caso a prefeitura do seu município não colete apenas recicláveis, entre em contato com as cooperativas de catadores. Esses grupos se organizam para coletar, separar e vender materiais recicláveis. Além de ajudar o meio ambiente, elas fortalecem a economia circular e a inclusão social. Há, ainda, postos de entrega voluntária, geralmente mantidos pela prefeitura ou empresas especializadas.
Como descartar corretamente o lixo:
- Separe os seus resíduos. É importante dividir os resíduos em categorias. Por exemplo: orgânicos, recicláveis, perigosos, etc. Isso facilita tanto o processo de descarte quanto a reciclagem.
- Recipientes adequados. Use sacos plásticos, caixas de papelão, bem como potes de vidro para acondicionar cada tipo de material.
- Coleta seletiva. Verifique se a prefeitura da sua cidade oferece algum tipo de serviço de coleta ou descarte de lixo. Caso não haja, você pode entrar em contato com cooperativas de catadores ou postos de entrega voluntária para descartar o lixo reciclável.
- Compostagem. Opte pela compostagem dos resíduos orgânicos. Assim, você transforma esse material em adubo para as plantas. Veja como montar uma composteira doméstica.
- Produtos sustentáveis. Evite produtos com embalagens em excesso ou descartáveis. Prefira os reutilizáveis ou retornáveis.
- Sacola: Leve a própria sacola para as compras. Assim, reduz o consumo de plástico.
Não haver coleta seletiva de lixo na sua rua é um problema. Contudo, não pode ser justificativa para descartar lixo de forma incorreta. Tente entrar em contato com a prefeitura da sua cidade ou com cooperativas de catadores e contribua para o meio ambiente.