Cisternas: armazene água da chuva e colabore com o planeta

Além de aproveitar ao máximo esse recurso natural, você vai economizar

Redação FamiliarIdades
As cisternas devem ser instaladas próximas às áreas de captação de água. Foto: Getty Images.
As cisternas devem ser instaladas próximas às áreas de captação de água. Foto: Getty Images.

Armazenar a água da chuva em cisternas é uma ótima saída para contribuir com o meio ambiente e o bolso. Afinal, essa reserva pode ser utilizada para regar plantas, lavar calçadas e até para uso doméstico, após tratamento adequado. Além do mais, pode reduzir consideravelmente a conta de água. 

É possível construir cisternas em casas e condomínios. Mas os custos variam de acordo com o tamanho, o modelo e acessórios para filtragem. Inicialmente, o investimento pode até parecer alto. Entretanto, em longo prazo vale a pena. Uma alternativa também é construir uma cisterna mais simples, com um poucos acessórios.

Como instalar uma cisterna profissional:

Local para as cisternas

As cisternas devem ser instaladas próximas às áreas de captação de água. Por exemplo: telhados ou calhas, com fácil acesso para manutenção. 

Terreno

Em primeiro lugar, o terreno deve ser nivelado e compactado para garantir a estabilidade. Dependendo do modelo, é necessário fazer um buraco no solo para garantir a segurança.

Instalação

A cisterna deve ter conexão com as calhas para a captação da água. Mas a complexidade pode depender do modelo. 

Filtragem

Conte com um sistema de filtragem para remover impurezas, folhas, assim como detritos. Pois, sem isso, a água da cisterna ficará muito suja.

Diferentes usos para as cisternas

A água armazenada pode ser utilizada para diversas finalidades. Por exemplo: regar plantas, lavar calçadas, lavar roupa, quintal e carro.

Atenção

A água de chuva coletada em casa não é potável. Então, não é seguro beber ou cozinhar sem que passe por um tratamento. 

Também fique sempre atento ao local onde a água está armazenada para evitar o mosquito da dengue e a reprodução de microorganismos.

Link copiado