A festa de casamento é um evento que, dependendo do número de convidados e exigências, pode custar caro. Mas algumas estratégias podem ajudar a economizar sem comprometer a cerimônia. Veja a seguir:
Defina um orçamento realista
Estabeleça um orçamento claro e detalhado, considerando todas as despesas, desde o local até os detalhes menores, como decoração e lembrancinhas. Priorize o que é mais importante para você.
Escolha uma data fora da alta temporada
Maio é, por tradição, o mês das noivas. Mas janeiro, fevereiro, junho, julho e agosto são meses mais em conta por causa da baixa demanda. Além disso, realizar a cerimônia em um dia da semana pode reduzir bastante os custos da festa.
Use a criatividade e faça a própria decoração
Atualmente, há muito material à venda na internet para que você possa criar a própria decoração. Assim, seja criativo e faça os centros de mesa, arranjos de flores, iluminação e lembrancinhas. Da mesma forma, você pode economizar pegando emprestado decorações de amigos e familiares. Há também a possibilidade de alugar em empresas de festas.
Escolha um lugar não convencional
O casamento não precisa acontecer num salão de buffet. Às vezes, até mesmo um galpão de fábrica desativado ou um rooftop pode se transformar num espaço muito bacana para fazer uma festa. Assim, explore para encontrar uma rota não convencional. Pode ser um parque, uma praia ou o seu próprio quintal.
Reduza a lista de convidados
Uma das maneiras mais simples de economizar em um casamento é reduzir a lista de convidados. Você geralmente paga por bebidas e comida por pessoa. Então, pense duas vezes antes de convidar aquela pessoa que não vê há anos. Considere limitar sua lista aos amigos e familiares mais próximos.
Compre ou alugue o vestido de noiva
Vestidos de noiva costumam ser muito caros. Mas dá para comprar um vestido usado e personalizar, por exemplo. Além disso, há muitas empresas especializadas no aluguel de roupas para o casal.
Bebida personalizada no lugar de open bar
Em vez de um open bar completo, ofereça um número limitado de tipos de bebidas ou permita que os convidados tragam seus próprios drinks (dependendo do estilo do casamento). Você também pode servir bebidas personalizadas, o que adiciona um toque especial à festa.
Finger food no lugar de jantar na mesa
Jantares servidos à mesa costumam ser a forma mais cara de servir comida em um casamento, pois você precisará de muitos colaboradores e servir um ritual de entrada, prato principal e sobremesa. Então, uma dica é optar por um buffet simples, com opções mais econômicas, mas elegante e saboroso. Finger foods, por exemplo, costumam ser uma solução mais barata e charmosa. Além do mais, os convidados podem comer de pé se for necessário.
Você (ou seu amigo) pode ser o DJ
Em vez de contratar uma banda ou DJ caro, sonde aquele amigo ou familiar que vive de música. De repente, você consegue fazer um negócio bem mais em conta. Caso não seja possível, crie antecipadamente uma playlist especial e equipe o espaço com equipamentos de som para entreter os convidados.
Convidados viram os fotógrafos
Que tal montar um álbum de fotos com as imagens captadas pelos próprios convidados? Provavelmente, você terá cenas muito mais naturais e divertidas do que os clássicos álbuns de casamento. Monte um grupo no WhatsApp para isso. De repente, dá até mesmo para usar essas fotos durante a festa para ilustrar um telão.