Charme e delicadeza: como fazer e cuidar de um terrário?

Técnica inaugurada há mais de dois séculos ainda faz sucesso

Redação FamiliarIdades
Rega dependerá das plantas que você escolheu para compor o seu terrário. Foto: Getty Images.
Rega dependerá das plantas que você escolheu para compor o seu terrário. Foto: Getty Images.

Nathaniel Bagshaw Ward, um médico britânico amante da natureza, foi o primeiro a descobrir que plantas podiam prosperar em recipientes fechados. No século 19, ao montar um observatório para suas borboletas, um esporo de samambaia germinou. Assim, ele percebeu que algumas plantas poderiam viver em ‘caixas’. Era o início dos terrários que conhecemos hoje.

O que é um terrário?

Em um recipiente de vidro, o terrário forma um ecossistema de plantas auto sustentável e equilibrado, devido à reprodução de condições de temperatura e umidade, criando uma espécie de estufa.

Como criar um terrário aberto?

  1. Separe os materiais necessários. Recipiente de vidro, musgo, terra vegetal, cascalho, areia, pedrinhas, húmus e carvão vegetal. 
  2. Escolha as plantas do seu terrário. Mini cactos, samambaia, suculentas, unha-de-gato, fitônia são boas possibilidades.
  3. Crie a base. inicie com uma camada de cascalho, outra de areia. Adicione carvão vegetal e, na sequência, terra e húmus. 
  4. Posicione as plantas. Garanta que a camada de terra cubra as raízes das verdinhas e deixe as plantas firmes.
  5. Incremente a sua criação. Coloque musgo na terra e, se desejar, decore com pedrinhas e outros enfeites!

Quais cuidados ter com o terrário?

Para terrários fechados, a luz deve ser indireta. Já para os terrários abertos, posicione em locais com luminosidade homogênea, para que as plantas cresçam igualmente. Em relação às regas, dependerá das plantas que você escolheu para compor o seu terrário; se for uma criação com cactos e suculentas, por exemplo, basta regar uma vez ao mês.

Precisa adubar o terrário?

Isso não é sempre necessário, especialmente se você usou um substrato de qualidade e as plantas são de crescimento lento. No entanto, se o terrário estiver em uso por um longo período, uma pequena quantidade de adubo diluído pode ser benéfica para fornecer nutrientes. 

Mas use um adubo líquido balanceado, aplicando-o com moderação, geralmente a cada 4 a 6 meses. Excesso de adubo pode causar crescimento excessivo ou queimar as plantas. Por isso. é importante dosar com cuidado.

Link copiado