Vale a pena comprar um carro elétrico? Veja prós e contras

Antes de apostar na novidade, entenda fatores como autonomia e manutenção

Redação FamiliarIdades
Carros elétricos têm um torque elevado e constante, proporcionando uma aceleração rápida e uma boa performance. Foto: Getty Images.
Carros elétricos têm um torque elevado e constante, proporcionando uma aceleração rápida e uma boa performance. Foto: Getty Images.

Com a crescente conscientização sobre a sustentabilidade, muitos consideram a compra de um carro elétrico uma alternativa viável. Vamos ressaltar os prós e contras dos automóveis “verdes”, considerando fatores como autonomia, custo, infraestrutura de recarga, bem como impacto ambiental. 

Prós do carro elétrico:

  • Menos poluição. Ele não emite gases poluentes, contribuindo para a preservação do meio ambiente.
  • Mais silêncio. Esse tipo de veículo é muito mais silencioso do que os carros a combustão, o que reduz a poluição sonora.
  • Menor custo de rodagem. Ele tem um consumo de energia menor do que os carros a gasolina ou etanol. Assim, gera economia no gasto com combustível.
  • Manutenção menos frequente. Possui menos peças móveis e desgastáveis do que os carros a combustão. Portanto, exige menos revisões e reparos. Consequentemente, diminui o impacto financeiro.
  • Força do motor. Tem um torque – força do motor – elevado e constante. Dessa maneira, proporciona uma aceleração rápida, assim como boa performance.

Contras do carro elétrico:

  • Preço alto. Um dos principais pontos negativos é o preço. Carros elétricos são muito mais caros do que os a combustão. O modelo mais barato disponível no Brasil custa cerca de R$ 120 mil.
  • Pouca autonomia. Isso é resultado da capacidade da bateria, que varia de acordo com o modelo, o uso, bem como condições climáticas. Alguns modelos podem rodar apenas 100 km com uma carga completa.
  • Infraestrutura precária. Depende de pontos de recarga para abastecer a bateria, que ainda são escassos e mal distribuídos no Brasil. Além disso, a rede elétrica pode não suportar a demanda de energia.
  • Depreciação rápida. Eles tendem a sofrer uma desvalorização maior do que os veículos a combustão, principalmente por causa da obsolescência da tecnologia e da degradação da bateria.

Ao entender os benefícios e desafios dessa nova tecnologia, você estará mais apto a tomar uma decisão. Já escolheu?

Link copiado