Caminhada: para viver mais, ande 8 mil passos por dia

Estudo estabeleceu pela primeira vez o número ideal para manter a saúde

Redação FamiliarIdades
Caminhada pode aumentar o tempo de vida. Foto: Getty Images.
Caminhada pode aumentar o tempo de vida. Foto: Getty Images.

A quantidade de passos que você dá por dia influencia a sua saúde. Contudo, contar a caminhada parece ser uma tarefa difícil. Só que, atualmente, aplicativos nos celulares, assim como em relógios e pulseiras, já fazem isso por você. Assim, é possível aumentar a atividade física. Mas qual a média ideal a percorrer?

Segundo um estudo realizado pela Universidade de Granada, na Espanha, 8 mil passos reduzem o risco de morte prematura. Em entrevista ao site da instituição, o professor de Educação Física Francisco B. Ortega, coautor da pesquisa, explicou que isso é menos do que se supunha anteriormente. 

“Tradicionalmente, muitas pessoas pensavam que era necessário dar cerca de 10 mil passos por dia para obter benefícios para a saúde”, disse. “Essa ideia surgiu no Japão, na década de 1960. Mas não tinha base científica.”

Dada a extensão média da passada humana (76 centímetros para homens e 67, mulheres), 8 mil passos equivaleriam a 6,4 quilômetros de caminhada. E andar rápido diminui ainda mais o risco de doenças cardiovasculares. Neste caso, 7 mil passos todos os dias já ajudam.

Rotina

A atividade deve ser adequada à idade. “Os mais jovens podem definir uma meta mais elevada do que as pessoas mais velhas. Também é importante notar que o nosso estudo analisou apenas o efeito sobre o risco de mortalidade”, afirmou  Ortega. 

“Existem outros estudos e um grande conjunto de evidências científicas que mostram que praticar atividade física moderada e até mesmo vigorosa está associada a muitos benefícios à saúde, incluindo melhora na qualidade do sono e na saúde mental, entre muitos outros.”

Para adultos, a recomendação é praticar exercícios de intensidade moderada semanalmente de 150 a 300 minutos. 

Dicas para bater a meta da caminhada diariamente:

1. Escolha o local adequado. É muito legal caminhar em parques. Entretanto, nem sempre conseguimos nos deslocar a esses locais. Assim, se este for o seu caso, você pode dar voltas no quarteirão, trocar o elevador pela escada, caminhar no condomínio ou contar com a ajuda de uma esteira. Afinal, o importante é se movimentar.

2. Calçados e roupas adequados. Use tênis confortáveis próprios para caminhadas e roupas leves.

3. Aquecimento e alongamento. Antes de iniciar a caminhada, dedique alguns minutos para aquecer seus músculos com alongamentos leves. Isso ajudará a melhorar o desempenho.

4. Hidratação. Leve uma garrafa de água e beba pequenos goles regularmente. Dessa forma, você evita a desidratação.

5. Ritmo adequado. Mantenha um ritmo constante durante a caminhada. Assim, evite a pressa e permita que seu corpo se adapte gradualmente à atividade. Finalmente, seja consciente de sua capacidade física e não exagere no início.

Além do mais, caso sinta-se indisposto ou apresente algum sintoma de saúde após a caminhada, consulte um médico. 

Link copiado