Muitos brasileiros foram surpreendidos com um calor excessivo antes mesmo da chegada do verão no ano passado. Inclusive, algumas capitais bateram recordes de temperatura, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Dias ensolarados e quentes podem trazer muito desconforto. Mas também questões mais graves. Por exemplo: desidratação, insolação, bem como problemas no aparelho respiratório, na pele e até de pressão.
Por isso, proteger sua casa e família do calor excessivo é essencial para garantir um ambiente seguro e confortável. Então, confira algumas dicas valiosas:
- Instale ar-condicionado ou ventiladores. Ter um sistema de ar-condicionado eficiente é a maneira mais eficaz de manter sua casa fresca. Se não for possível, ventiladores de teto, assim como equipamentos portáteis, podem ajudar a circular o ar. Além disso, eles criam uma sensação de frescor.
- Invista em isolamento térmico. Veja se sua casa possui isolante térmico, um material com alta resistência térmica que dificulta a dissipação de calor. Com isso, é mais fácil manter a temperatura interna agradável. Além do mais, economiza energia.
- Cortinas e persianas. Opte por versões opacas nas janelas voltadas para o sol, pois elas bloqueiam a radiação solar direta. Consequentemente, reduzem o aquecimento interno.
- Janelas e portas bem vedadas. Isso ajuda a evitar a entrada de ar quente e a saída de ar condicionado. Dessa forma, você mantém a temperatura mais ou menos estável na parte interna.
- Pintura reflexiva. Prefira usar uma tinta de telhado ou revestimento externo com propriedades refletivas para reduzir a absorção de calor.
Veja ainda outras sugestões para driblar o calor:
- Evite atividades externas no pico do calor. Nos momentos mais quentes do dia, não é ideal sair para realizar exercícios intensos ao ar livre. Então, se possível, programe tarefas e compromissos para as horas mais frescas.
- Hidratação adequada. Beba água regularmente, especialmente em dias quentes. Da mesma forma, evite bebidas alcoólicas e com alto teor de açúcar, pois elas podem desidratar.
- Refresque-se. Use piscinas, chuveiros, assim como banhos frios para se refrescar. Até mesmo uma toalha úmida na testa ou no pescoço pode proporcionar alívio temporário.
- Roupas leves e proteção solar. Vestimentas adequadas ao calor e de cores claras podem ajudar a manter seu corpo fresco. Contudo, não esqueça de aplicar protetor solar para proteger sua pele.
- Mantenha-se informado. Esteja atento aos alertas de calor e siga as recomendações das autoridades locais para proteger sua saúde e segurança durante ondas de calor intensas.
Quando as temperaturas estiverem elevadas, o cuidado com a saúde e o bem-estar precisa ser redobrado. Caso você apresente algum sintoma suspeito, procure ajuda médica.