Manter a caixa d’água da casa limpa é uma das formas de garantir a saúde da sua família. Pois um reservatório sujo permite que bactérias, fungos, vírus e outros parasitas se proliferem e ocasionem doenças como dengue, hepatite A, giardíase, leptospirose, cólera, entre outras. Por isso, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) recomenda a higienização do local a cada seis meses.
Confira abaixo como limpar a caixa d’água corretamente:
- Use uma escada segura e bem posicionada para acessar a caixa d’água.
- Então, feche o registro de entrada de água da caixa d’água ou amarre a boia.
- Esvazie a caixa d’água, deixando um palmo de água no fundo. Armazene o resto em baldes para usar na limpeza.
- Tampe a saída para que a sujeira não desça pelo ralo.
- Com uma escova ou pano, lave as paredes e o fundo da caixa. Não use aço, vassoura, sabão ou detergente.
- Retire a água suja com uma pá de plástico, baldes e panos e, depois, enxágue bem com água limpa.
- Adicione uma solução de hipoclorito de sódio (água sanitária) na proporção de 1 litro para cada 1000 litros de água na caixa. Deixe agir por duas horas.
- Esvazie novamente a caixa d’água, abrindo torneiras e acionando descargas, para que a tubulação também seja higienizada. Enxague bem com água limpa.
- Abra o registro de entrada e deixe a caixa encher novamente. Certifique-se de limpar bem a tampa antes de fechar o reservatório.
- Anote a data da limpeza para saber quando deve realizar a próxima manutenção.
A manutenção, tanto da caixa quanto de todo o conjunto hidráulico que a abastece, é necessária para manter o sistema operando em harmonia. Em caso de vazamentos ou trincas, é recomendado trocar o reservatório.