Os objetos que você tem em casa podem se transformar em brinquedos para os pets. Além de contribuir com o meio ambiente, reaproveitar os materiais também ajuda a economizar. Da mesma forma, torna o dia a dia dos animais mais divertido.
Assim, um dos principais objetos utilizados para criar brinquedos para os pets são as garrafas plásticas. Afinal, você já deve ter percebido que os cães adoram morder e carregar esses vasilhames para todos os lugares. E isso pode ficar ainda mais divertido com os petiscos.
“Colocar petiscos ou ração nas garrafas vai estimular a criatividade dos animais. Eles vão buscar formas de retirar o alimento e, com isso, gastar energia, além de se divertir”, diz a médica veterinária Fabiana Regina de Souza, pós-graduada em homeopatia e oftalmologia veterinária.
Imaginação para criar brinquedos para os pets
O primeiro passo para criar o brinquedo é retirar o rótulo. Então, lavar bem a garrafa. Fabiana também orienta os tutores a escolherem o tamanho adequado para cada pet. Depois que estiver seca, é só colocar os petiscos, fazer furinhos e tampar.
Outra forma de entreter os animais é esconder os petiscos em rolinhos de tecido. “Sabe aquele tapetinho de retalho que muitas vezes fica esquecido? Eles são ótimos para as brincadeiras. Até toalhas e camisetas. Faça rolinhos. Esconda os petiscos e observe a aventura do seu pet para conquistar a recompensa. Nesse processo, eles também vão estimular o olfato”, diz Fabiana.
A médica veterinária recomenda que as primeiras brincadeiras sejam sempre supervisionadas para que o tutor avalie se o brinquedo está no tamanho certo e se não há riscos de engolir objetos. Com todos esses cuidados, reserve um tempinho para confeccionar os objetos e garantir a diversão em casa com poucos gastos.
Confira alguns brinquedos que você pode fazer em casa:
- Garrafa de petiscos. Pegue uma garrafa pet vazia e limpa, retire o rótulo e faça pequenos furos. Coloque petiscos para que os animais brinquem e tentem pegar os alimentos.
- Tecidos. Pegue camisetas velhas ou qualquer tecido que tenha em casa. Corte em tiras e faça rolinhos para esconder os petiscos. Seu pet também será desafiado a buscar a recompensa.
- Caixa de papelão. Pode se transformar em um parque de diversões para o seu pet. Faça cortes, furos e buracos diferentes e coloque os petiscos. Os pets vão explorar todas as aberturas e descobrir a melhor forma de garantir o alimento.
- Tubo de papelão. Aqui o princípio é basicamente o mesmo das garrafas plásticas. Pegue um tubo de papelão que fica na parte interna do papel toalha, coloque petiscos, faça furinhos e feche as extremidades.