Bordado, crochê e tricô: artesanato para relaxar

Atividades manuais contribuem para a saúde mental

Redação FamiliarIdades
O bordado exige paciência e concentração. Foto: Getty Images.
O bordado exige paciência e concentração. Foto: Getty Images.

A vida anda muito agitada e você está em busca de algo que ajude a relaxar? Pois saiba que atividades manuais, como bordado, crochê e tricô, são ótimas aliadas da saúde mental. Afinal, elas estimulam a concentração e contribuem com a redução dos sintomas da ansiedade e depressão.  

Um estudo publicado pelo periódico Journal of Neuropsychiatry & Clinical Neurosciences constatou que a prática dessa atividades manuais diminui as chances de transtornos cognitivos e perda de memória.

Embora seja possível pensar que apenas pessoas saudáveis conseguem, em tese, controlar agulhas e linhas, benefícios semelhantes não foram observados em quem lia jornal ou tocava algum instrumento musical, por exemplo. Dessa forma, os pesquisadores especulam que o artesanato promove o desenvolvimento de vias neurais. Assim, mantém a saúde cognitiva.

O bordado exige paciência e concentração. Então, ao bordar, a pessoa entra em um estado de relaxamento semelhante ao alcançado durante a meditação. Isso ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade. Além do mais, a técnica estimula a coordenação motora e a criatividade, promovendo bem-estar emocional.

Quer começar a bordar ou a tricotar? Confira as dicas:

Bordado e tricô para iniciantes

Materiais

Existem hoje no mercado kits prontos para quem quer começar a bordar ou a tricotar, com linhas e agulhas específicas. Além do mais, contam com utensílios que ajudam na prática dos primeiros pontos. 

Comece pelo básico

A internet é uma grande aliada para quem quer se aventurar nos trabalhos manuais. É possível encontrar diversos vídeos ou até minicursos gratuitos que ensinam os primeiros pontos. 

Paciência

Tricotar e bordar são atividades que exigem paciência até pegar a prática. Errou? Então comece novamente. A repetição, nesses casos, é o segredo do sucesso. 

Opte pelo simples

Nada de desenhos muito elaborados ou projetos mirabolantes. Primeiro, aprenda as técnicas com pontos simples. Assim você vai ganhar confiança e habilidade. Depois, com mais domínio, tente projetos mais complexos. 

Participe de grupos

As duas técnicas são populares e é bem provável que perto da sua casa existam cursos. Informe-se e comece uma nova atividade em grupo, o que também vai ajudar a reduzir o estresse, fazer novos amigos e escapar da rotina de trabalho. 

Link copiado