A bicicleta elétrica entrou na lista de desejo de muitos brasileiros. Afinal, é uma opção de transporte econômica e dá aquela forcinha nos trechos mais íngremes. Além disso, também contribui para uma vida mais saudável com respeito ao meio ambiente.
Contudo, mesmo com o mercado em franca ascensão, com as vendas crescendo entre 20 a 30% ao ano, segundo dados da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (da Aliança Bike) publicados pelo Estadão, surgem cada vez mais modelos. Da mesma forma, aumentam as dúvidas em relação às opções disponíveis.
O que avaliar antes de comprar uma bicicleta elétrica?
O primeiro passo antes de comprar é definir o seu objetivo. Assim, reflita: vai usar em espaços urbanos diariamente, passear nos finais de semana ou praticar esportes? Também faça uma previsão da frequência de uso. Isso facilita na hora de escolher um modelo com mais ou menos autonomia de bateria.
Além do mais, fique atento às leis. Pois as velocidades das bicicletas são diferentes. Se você tiver habilitação do tipo A, para motocicletas, pode escolher um modelo que chegue a 50 km/h. Caso não tenha, o permitido é 25 km/h e, mesmo assim, você precisará de uma Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC).
Antes de sair pedalando, confira algumas dicas:
1. Legislação. As e-bikes são regulamentadas de forma diferente das bicicletas convencionais. Assim, há limites de velocidade, potência do motor, bem como requisitos específicos. Então, consulte todas as regras antes da compra.
2. Motor. Existem diferentes tipos de motores no mercado. Portanto, veja quais são as suas necessidades antes de fazer a escolha.
3. Autonomia da bateria. Aqui você deve prestar atenção. Avalie a duração da bateria e faça a conta do tempo que você utilizará diariamente. Depois, considere a rota e a distância.
4. Manutenção e assistência técnica. Antes de comprar, veja se existe manutenção disponível para a marca e modelo da bicicleta na sua região.
5. Orçamento. Leve em consideração não apenas o custo inicial, mas também despesas futuras, como a manutenção da bateria e peças de reposição.
6. Faça um teste. Nada melhor do que experimentar antes de comprar, não é mesmo? Então, avalie o conforto, a potência do motor, assim como outros fatores que podem influenciar a sua escolha.
7. Sustentabilidade e conscientização. A bicicleta elétrica é uma grande conquista quando falamos em sustentabilidade. Se você busca um deslocamento mais fácil e rápido e com foco no meio ambiente, ela será a escolha ideal.