Quem tem dificuldades em usar fertilizantes por não saber ao certo a quantidade pode usar os que são vendidos em formato de bastão. Afinal, esta é uma forma mais prática de cuidar das plantas e mantê-las sempre saudáveis.
As opções para folhas e flores estão disponíveis em lojas especializadas e vão facilitar o dia a dia de quem gosta de cuidar das plantinhas. Confira como usar e as vantagens:
Aplicação do bastão
Uma das maiores vantagens é o tipo de aplicação. Afinal, basta inserir o bastão no solo próximo à planta. Em geral, a quantidade é indicada pelo fabricante de acordo com o tamanho do vaso.
Controle
Com o bastão, também é possível controlar a quantidade de nutrientes que o solo precisa, pois a liberação é lenta. Dessa forma, o risco de excesso é reduzido e não há necessidade de aplicações frequentes.
Raízes
A liberação é lenta e próxima das raízes. Assim, facilita a absorção dos nutrientes. Para vasos, onde o espaço para as raízes é limitado, o bastão se torna uma ótima opção.
Tempo
Cada bastão tem uma indicação do fabricante. Em geral, só será preciso inserir um novo de um a três meses.
Escolha
Existem diferentes fórmulas de fertilizantes em bastão, específicas para plantas com flores, plantas verdes, cactos, suculentas, entre outros. Escolher o tipo correto para sua planta.
Aplicação
Coloque o bastão no solo a uma distância de cerca de 5 centímetros da base da planta e, se possível, entre as raízes. A profundidade ideal geralmente é entre 2 a 5 centímetros, dependendo do tamanho do vaso.
Rega
Após inserir o bastão, lembre-se de manter a rega. É a água que vai ajudar a liberar os compostos e os nutrientes que vão deixar as suas plantinhas cada vez mais saudáveis.