Plantar árvores é bom para as cidades e para o meio ambiente. Além disso, é um dever social na recuperação de áreas degradadas. Existem diversas espécies nativas brasileiras e também outros tipos que se adaptam bem no País e que apresentam crescimento rápido, contribuindo para recuperação de florestas.
Nas cidades, nem todas as árvores podem ser plantadas nas calçadas. Então, consulte sempre um técnico sobre a melhor espécie para a sua região. Afinal, árvores muito altas podem danificar redes elétricas, assim como dificultar a poda nos centros urbanos.
Cinco árvores que podem crescer até 4 metros por ano:
Acácia-negra (Acacia mearnsii) – Cresce até três metros ao ano. Comum no Sul do Brasil, pois se adapta bem ao clima subtropical. Faz fama pelos seus lindos cachos de flores amarelas.
Guapuruvu (Schizolobium parahyba) – Árvore nativa da Mata Atlântica, pode crescer até três metros por ano – a que cresce mais rápido no Brasil, podendo chegar a 20 metros. Assim, é uma boa opção em reflorestamento e paisagismo.
Mogno-brasileiro (Swietenia macrophylla) – Árvores nativas da Amazônia que podem atingir crescimento rápido em solos ricos e clima adequado. Afinal, chegam até quatro metros em apenas dois anos. Floresce entre novembro e janeiro.
Ipê-de-jardim (Tecoma stans) – Popular em áreas urbanas por seu crescimento rápido e flores amarelas. A árvore gosta de clima quente e úmido e embeleza as cidades Brasil afora.
Paineira-rosa (Ceiba speciosa) – Cresce até dois metros ao ano e se adapta bem em várias regiões brasileiras, sendo resistente e ornamental.
Aroeira-pimenteira (Schinus terebinthifolius) – Cresce até dois metros por ano e é utilizada na recuperação de áreas degradadas, além de ser resistente a diferentes tipos de solo.