Temperaturas acima da média são resultado do aquecimento global. Esse problema climático grave que já provoca desequilíbrios na Terra. Por isso, a organização sem fins lucrativos Environmental Defense Fund (Fundo de Defesa Ambiental, em tradução livre), criada em 1967, se propõe agora a financiar pesquisas sobre métodos para resfriar artificialmente o planeta.
Uma das propostas mais promissoras envolve a geoengenharia e o uso de partículas aerossóis para intervir no clima. Entenda como funciona o método:
Iluminação de nuvens
A estratégia desenhada para promover o resfriamento temporário do planeta consiste em lançar partículas aerossóis de sal marinho para iluminar – aumentar o brilho – as nuvens do mar. Dessa forma, refletir a luz solar de volta para o espaço. O experimento, também conhecido como Modificação da Radiação Solar, é uma das propostas que pode ajudar a humanidade a otimizar tempo. Assim, reduzir os danos até que ações mais permanentes, como a descarbonização, sejam efetivas.
Efeito Twomey
A proposta de “iluminar as nuvens” tem como referência uma carta do físico John Latham intitulada Controle do Aquecimento Global?, publicada na revista Nature, em 1990. Ele trata da pulverização do ar com gotas de água do mar para reduzir as temperaturas, considerando o conceito da física conhecido como “efeito Twomey”, o qual indica que uma grande quantidade de partículas é mais eficiente para rebater a luz solar do que uma pequena quantidade de partículas maiores.
Polêmica com o experimento
O experimento previsto para acontecer em Alameda, na Califórnia, Estados Unidos, sofreu um revés quando as autoridades solicitaram a suspensão do teste em abril de 2024. Um dos pontos de alerta é o efeito nocivo das partículas de sal que podem ser eventualmente inaladas por humanos e animais ou ainda prejudicar o solo e as águas. A continuidade dos estudos dependerá de debates científicos e políticos futuros.
Você pode contribuir com pequenos gestos
Combater os efeitos do aquecimento global é uma missão de todos. No dia a dia, economize energia, faça o uso consciente da água, não queime o lixo e cuide do seu jardim. Da mesma forma, plante muitas árvores.
Fonte: Estadão