Aprenda a cultivar samambaias em ambientes internos

Espécies corretas podem contribuir com a decoração da casa

Redação FamiliarIdades
Samambaias gostam de lugares bem iluminados, mas sem exposição direta ao sol. Foto: Getty Images.
Samambaias gostam de lugares bem iluminados, mas sem exposição direta ao sol. Foto: Getty Images.

Cultivar samambaias em ambientes internos é um desafio. Isso porque muitas espécies precisam de uma quantidade correta de luz e umidade para se desenvolver. Quando elas não estão num bom ambiente, costumam secar e espalhar folhinhas pela casa inteira. 

A boa notícia para quem ama samambaias é que algumas espécies se adaptam muito bem nos ambientes internos e podem dar aquela ajudinha na decoração da sala do seu apartamento. 

Confira as samambaias indicadas para ambientes internos:

Mini-samambaia

A mini-samambaia é uma ótima opção para apartamentos. Ela deve ficar próxima da janela, mas em um local que não tenha corrente de vento. A terra deve ser rica em material orgânico e permanecer sempre úmida para que ela consiga se desenvolver.  

Amazonas

Essa espécie é uma queridinha no Brasil e pode crescer bastante se bem cuidada. Gosta de ambientes com meia sombra e luz difusa. Por isso, também é indicada para ambientes internos. Tem folhas grandes e finas. Pode ficar em locais altos na sala, por exemplo. A rega deve ser frequente, mas sem encharcar.

Samambaia argentina

Gostam de lugares bem iluminados, mas sem exposição direta ao sol. Nunca deixe essa planta próxima de correntes de vento, que podem queimar as folhas mais novas. As folhas são crespinhas e a umidade é essencial para o seu desenvolvimento. 

Renda-francesa

Essa samambaia é delicada e pode ser cultivada em vasos pequenos. Não precisam ser pendurados e podem ficar na mesa, por exemplo. Ela também gosta bastante de água e sombra. Escolha vasos que tenham uma boa drenagem.

Renda-portuguesa

A renda-portuguesa costuma ser cultivada em jardins verticais e em locais suspensos. As folhagens podem chegar a 60 centímetro. Deve ficar em um local bem iluminado sem a incidência direta do sol. Também gosta de água. Mas cuidado com os excessos. Se as folhas ficarem amarelas, é sinal de muita água.

Link copiado