A tecnologia tem o poder de aproximar as pessoas da natureza, pois permitem participar ativamente da conservação da biodiversidade. Nos últimos anos, diversos aplicativos (apps) foram desenvolvidos para capacitar esses entusiastas do planeta. Seja para facilitar o avistamento de aves ou até mesmo para mapear habitats.
Confira alguns apps:
eBird – É um banco de dados que fornece informações em tempo real sobre a distribuição e a abundância de aves. O app funciona de forma colaborativa e permite que cientistas, pesquisadores e naturalistas amadores registrem as aves que observam durante suas saídas/pesquisas. (Disponível gratuitamente na PlayStore e na App Store).
PlantNet – É uma ferramenta que ajuda a identificar plantas através de fotos tiradas pelo celular. As informações do app estão organizadas por diferentes floras e regiões, oferecendo resultados mais precisos quando se seleciona uma área geográfica específica. (Disponível gratuitamente na PlayStore e na App Store).
iNaturalist – Uma rede social que conecta naturalistas, cientistas e biólogos como forma de mapear a biodiversidade mundial por meio do compartilhamento de observações. O app usa o Google Maps para permitir a visualização dessas informações por localização geográfica. (Disponível gratuitamente na PlayStore e na App Store).
Seek – É uma iniciativa promovida pelo iNaturalist que permite identificar plantas e animais pelo celular, mas que funciona sem a necessidade de criação de conta ou compartilhamento de dados. (Disponível gratuitamente na PlayStore e na App Store).
Wikiloc – App voltado para os praticantes de trilhas, em que é possível monitorar o seu trajeto em tempo real e disponibilizar informações para serem compartilhadas com outros usuários. (Disponível gratuitamente na PlayStore e na App Store).
Finalmente, não adianta nada ter todos os apps instalados no seu celular se você não age de forma sustentável em casa. Assim, para contribuir realmente com a natureza, adote práticas amigas do meio ambiente. Veja aqui as nossas sugestões.