A contribuição das abelhas para o meio ambiente vai muito além da produção do mel. Algumas espécies sequer existiriam sem o poder de polinização do inseto. A estimativa é que 70% de todas as culturas agrícolas são polinizadas por elas, segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
Há ainda outros benefícios. Pesquisadores avaliam que frutos polinizados pelas abelhas têm qualidade genética superior, com valor nutricional maior, assim como sabor mais intenso.
No entanto, as ações humanas como desmatamento, uso de pesticidas e a velocidade das mudanças climáticas ameaçam a sobrevivência dos insetos. Outra ameaça é o transporte de abelhas para regiões não nativas, o que contribui para o desaparecimento de várias espécies.
No seu jardim, elas vão garantir a polinização e o equilíbrio ecológico. Então, ajude sempre na preservação das espécies.
Como as abelhas contribuem com o meio ambiente?
Polinização
Elas transportam pólen de uma flor para outra, permitindo a reprodução das plantas. Isso é fundamental para flores, frutas, assim como os vegetais nos jardins. Sem a polinização, muitas plantas não seriam capazes de produzir frutos ou sementes.
Biodiversidade
A presença de abelhas no seu jardim vai ajudar a aumentar a diversidade de espécies, contribuindo para que as plantas do local estejam sempre saudáveis.
Alimentos de boa qualidade
Se você tem uma horta, as abelhas podem ajudar muito. Plantas como tomates, pepinos e abobrinhas dependem das abelhas para produzir mais e melhores frutos.
Equilíbrio
Os insetos vão contribuir sempre com o equilíbrio natural do jardim, atraindo outros polinizadores que vão promover um ecossistema saudável, além de realizar o processo natural que dispensa o uso de produtos químicos.