A pandemia impôs desafios sem precedentes aos adolescentes, interrompendo rotinas escolares, atividades extracurriculares, assim como interações sociais cruciais. Tudo isso se tornou ainda mais complicado para aqueles que estavam em preparação para o vestibular.
Foi o caso da estudante Clara Railda, de 15 anos. Ela se preparava para ingressar no Instituto Federal da Bahia (IFBA) e se deparou com alguns obstáculos nos últimos anos: “Foi completamente árduo estudar”, diz. “Na minha mente e na mente dos meus colegas, era como se fosse um período de férias.”
Assim, estudar temas considerados avançados para a sua série foi desafiador. “Apesar das videoaulas disponíveis na internet, sentia falta de uma base dos assuntos que não estavam sendo bem ministrados no meu colégio”, diz. “Interesse nunca me faltou. Sempre fui aberta e, apesar das dificuldades, consegui recuperar o tempo perdido com dedicação.”
Da mesma forma, Maria Eduarda, de 19 anos, também sofreu: “Me atrapalhou muito na questão de foco e aprendizagem”. Ela afirma que precisou buscar conteúdos além dos aprendidos em aula e seguia atrás dos conhecimentos que não foram adquiridos no período da crise sanitária. “Busquei retomar isso dedicando mais tempo aos estudos.”
Como elas, o estudante Matheus Soares, de 19 anos, passou boa parte do Ensino Médio no modelo remoto por conta da pandemia, o que acabou prejudicando sua preparação para o vestibular. “Me atrasou muito por conta do tempo longe da escola, mas [esse período] me deu mais tempo para estudar em casa”, afirma.
Apesar dos contratempos, ele conseguiu uma bolsa pelo ProUni para estudar Ciência da Computação, mas continuava estudando para prestar novamente o Enem e vestibulares de universidades públicas, como a Fuvest, da Universidade de São Paulo (USP).
Dicas para se preparar para o vestibular
Mesmo assim, às vezes, dedicação apenas não basta para adquirir os conhecimentos necessários para passar no vestibular. Da mesma maneira, o estudante precisa ter organização, foco e resiliência, assim como metodologia.
Veja abaixo algumas dicas para potencializar o tempo destinado aos estudos do vestibular:
- Crie um cronograma de estudos. Elabore um plano realista que inclua todas as matérias que você precisa estudar para o vestibular. Então, divida seu tempo de estudo de forma equilibrada entre as disciplinas.
- Material de estudo. Adquira bons livros didáticos e apostilas, e selecione vídeo aulas e outros recursos online para aprender. Certifique-se de que os materiais estejam atualizados e adequados ao conteúdo do vestibular.
- Estude de forma eficaz. Estabeleça metas de estudo diárias e semanais e concentre-se nas áreas em que você tem mais dificuldade, mas não negligencie as outras matérias. Faça resumos e mapas mentais.
- Resolva exercícios e provas antigas do vestibular. Isso ajudará você a se familiarizar com o formato das questões e a gerenciar seu tempo durante a prova. Além disso, permite que você faça um diagnóstico de suas habilidades.
- Cuide da sua saúde. Mantenha uma rotina saudável de sono, alimentação e exercícios físicos. Gerencie o estresse com meditação, yoga ou simplesmente pausas regulares para relaxar.
- Mantenha-se motivado. Lembre-se do seu objetivo final. Você pode criar recompensas para si mesmo quando atingir metas importantes.
- Busque apoio. Se necessário, considere a possibilidade de fazer aulas particulares ou participar de grupos de estudo. Ter um grupo de apoio pode ser muito útil.
Por fim, acredite em si mesmo e mantenha a calma durante as provas. Boa sorte!